O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça (16), que o intervalo da dose de reforço será reduzido de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo. Além de que a imunização extra estará liberada para qualquer pessoa acima de 18 anos.
Até então, a dose de reforço só estava aprovada para pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, completou Marcelo Queiroga, ministro da Saúde. Ele ainda disse que a preferência é que a dose seja com o imunizante da Pfizer, mas que podem ser usados outros.
Confira o que estreia na Netflix nesta semana (15 a 22 de novembro)
No entanto, quem tomou a dose única da Janssen, vai receber o reforço do mesmo imunizante.” Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses”, afirmou ainda Rosana Leite de Melo, secretária do ministério.
Segundo o Ministério da Saúde, em novembro, mais de 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a tomar o reforço do imunizante.
Também nesta terça, a pasta anunciou a campanha de megavacinação contra a Covid-19, que tem como objetivo informar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O Brasil tem quase 59% da população totalmente imunizada.