Um período importante abre-se no calendário eleitoral de 2022, para permitir que detentores de mandatos legislativos possam trocar de partido, sem incorrer no risco de perderem os seus respectivos mandatos.
Nesta quinta-feira, 03, será aberta a chamada janela eleitoral. Trata-se de um período em que a legislação permite que os detentores de cargos de deputado estadual, federal e distrital possam mudar de partido para concorrer nas eleições (majoritária ou proporcional), sem o risco de perda do mandato.
Segundo o calendário eleitoral, a janela permanecerá aberta até 1º de abril próximo.
Essa data é importante, porque mexe no tabuleiro político de 2022, com as mudanças que deverão ocorrer, ou seja, com a migração de partidos.
Entre os parlamentares de Anápolis, a única alteração prevista- pelo menos, por enquanto- é a do deputado estadual Coronel Adailton, que já sinalizou deixar o Progressistas (PP).
O deputado estadual Amilton Filho recebeu convite do PP para a sua filiação. Mas ele tem dito que deve permanecer no Solidariedade (SD).
O deputado estadual Antônio Gomide, do Partido dos Trabalhadores, não cogita mudar de legenda. O mesmo em relação ao deputado federal Rubens Otoni (PT).
Fusão
Embora não tenha relação com a janela partidária, também poderão fazer a migração partidária os filiados do União Brasil, caso não concordem com o estatuto e as diretrizes da nova legenda, resultado da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), que deixaram de existir.
Na Câmara Municipal, o União Brasil conta hoje com três vereadores: Suender Silva (ex-PSL), Jean Carlos e João da Luz, ambos ex-filiados do DEM. Eles poderão, portanto, fazer nova opção partidária se não estiverem de acordo com os princípios do partido.
