Senador fala pela primeira vez sobre a doença, diagnosticada ao fim de 2025
Após ter recebido diagnóstico de mal de Parkinson, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), 65, não definiu ainda se continuará na política até o fim deste ano, quando se encerra seu mandato de oito anos no Senado.
Ao Painel, ele relatou ter recebido o diagnóstico de Parkinson em dezembro e já ter iniciado o tratamento. Até agora, ele ainda não havia falado publicamente sobre a doença. Sua intenção inicial foi a de “querer sair correndo” da política, como brincou à reportagem, mas disse avaliar a possibilidade de concorrer a deputado federal por São Paulo pela primeira vez na carreira.
“É o desejo do PSB. Começou com a opinião do amigo ministro Márcio França [Empreendedorismo] e agora é de todo partido. Depois de ter sido diagnosticado com mal de Parkinson eu decidi priorizar a minha saúde. Tenho que pensar bem nesse novo desafio, São Paulo é meu maior público nas redes sociais”, disse Kajuru ao Painel.
O senador já havia sinalizado que não pretendia tentar uma reeleição e que poderia retornar ao jornalismo esportivo na televisão. Caso decida alterar o domicílio eleitoral, será a sua primeira vez concorrendo a um cargo fora de Goiás.
Kajuru foi eleito vereador de Goiânia em 2016, com 37,9 mil votos, sendo, até hoje, o mais votado da história do município. Em 2018, se elegeu senador pelo estado com mais de 1,5 milhão de votos.
Em agosto do ano passado, ele se licenciou do Senado por 30 dias para tratar fraqueza muscular, insônia, ansiedade e depressão. Diabético, ele já retirou um tumor do pâncreas em 2019.
*Via Folha de São Paulo
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




