A casa de leilões Christie’s anunciou uma peça geracional para leilão nesta segunda, dia 21. Trata-se de um dos retratos mais icônicos de Marilyn Monroe, feito pelo maior expoente da arte pop, Andy Warhol. O preço estimado é de US$ 200 milhões de dólares para a obra que será leiloada em maio. O valor, em reais, pode chegar R$ 1 bilhão.
“A Christie’s está honrada em anunciar que Shot Sage Blue Marilyn vai liderar a semana de vendas em maio”, anunciou a casa de leilões, que destaca que este é o preço mais alto de uma obra de arte do século XX colocada à venda em um leilão.
Anápolis renova com comissão técnica para Série D
Para o presidente da seção de arte dos séculos XX e XXI da Christie’s, Alex Rotter, a pintura, a “mais importante” que será leiloada em uma geração, é o “ápice absoluto da arte pop americana e da promessa de ‘Sonho Americano’ que reúne otimismo, fragilidade, celebridade e iconografia, tudo ao mesmo tempo”.
Esta obra, que representa uma Marilyn Monroe com o rosto em cor de rosa, cabelos amarelos e sorriso enigmático, pertence à fundação de Thomas e Doris Ammann de Zurique, na Suíça, e já foi exibida nos principais museus do mundo.
Se o retrato da icônica atriz for arrematado pelo preço anunciado, será a segunda obra mais cara da história da arte vendida em um leilão. Ficando atrás somente de “Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci, arrematada em novembro de 2017 por 450,3 milhões de dólares, e à frente de “Mulheres de Argel”, um quadro de Pablo Picasso vendido por 179,4 milhões de dólares em 2015.