O grande músico com nome gravado na história de cenário nacional do MPB e Rock, Lenine, se apresenta hoje na cidade. O show acontecerá às 21h no Sesc Jundiaí, na 6ª Mostra de Música Sons e Sabores do Cerrado, e terá abertura com apresentação do cantor Flavio Robbie. Os portões serão abertos às 19h.
Oswaldo Lenine Macedo Pimentel se diz um “cantautor”: o artista que canta suas próprias composições, ou – como faziam os trovadores do século 12 – transforma em versos as questões, os amores e as sagas de seu tempo. Histórias à base de palavra e música: elementos que, para ele, andam juntos desde sempre. Ou melhor, desde o berço.
Descobriu paixão pelo rock por conta própria, e foi turbinada por suas descobertas de Led Zeppelin, The Police e Frank Zappa, entre outros. Até que conhece o álbum “Clube da Esquina” (Milton Nascimento e Lô Borges, 1972) e, com ele, abraça o MPB. E por suas próprias mãos vai se encontrar na música e tornar seu violão um meio de expressão – instrumento que, inicialmente, tem o papel de ajudá-lo a vencer a “dificuldade de lidar com pessoas” e, no futuro, será uma das marcas de sua singularidade, segundo diz.
Seus maiores sucessos são “Paciência”, “Todas Elas juntas Num Só Ser”, “Leão do Norte”, “Diversidade”, “Leve e Suave”, “Jack Soul Brasileiro”, dentre muitas outras que sempre estiveram entre as mais ouvidas no Brasil.
O cantor é dono de 5 Grammy Latino, e tem uma extensa carreira de parceria com outros grandes nomes da música, como Maria Bethânia, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros. Contabiliza-se que Lenine tenha escrito, gravado e produzido mais de quinhentas canções.
Além de tudo, é engenheiro químico, ator, ecologista, escritor e letrista que, atualmente, ocupa a trigésima oitava cadeira da Academia Pernambucana de Letras.