Entre as características de um líder podemos destacar visão, criatividade e proatividade. Para um líder, problemas e dificuldades se transformam em desafios, não em obstáculos. Pessoas que sempre trazem problemas não são capazes de tomar decisões, nem mesmo as simples decisões porque a insegurança não lhes permite correr riscos. O medo de fracassar ou de ser criticado torna-se grande demais e não permite enfrentar os desafios. O medo de perder não deixa ganhar!
Pessoas com dom de liderança são ativas e não passivas. São proativas e não, reativas. Colocam o foco em ação e não lamentam. Um líder não se detém na identificação das falhas, obstáculos ou dificuldades. Em vez de se concentrar no negativo e expressar descontentamento constante, ele direciona a energia que tem para buscar alternativas.
Muitas vezes, a reclamação implica na atribuição de culpa externa e postura de vítima. A insatisfação e o descontentamento ocultam a preguiça existencial e a falta de esforço em solucionar as demandas. Mas, por outro lado, quem é líder assume a responsabilidade pela situação, busca melhorar a performance e superar os desafios.
A reclamação constante pode minar o moral da equipe e criar um ambiente de negatividade. Um líder inspira confiança e resiliência ao manter a atitude focada em soluções e encoraja seus liderados a crerem que não há problema sem solução. É tudo uma questão de perspectiva. Em vez de reclamar, o líder comunica os problemas de forma clara e objetiva, focando nas possíveis causas. Isso, para encontrar o caminho a seguir.
É desanimador trabalhar ao lado de pessoas desanimadas e desencorajadas que se transformam em “profetas do desespero”. Em alguns milagres registrados na Bíblia, Jesus se recusou a levar consigo todos os apóstolos. Ele se concentrou em alguns que pareciam demonstrar mais solidez e confiança.
Eu fujo de pessoas pessimistas porque elas me desanimam e minam o pouco da confiança que tenho em algumas situações desafiadoras. Estar ao lado de pessoas que me inspiram fé e confiança, encorajam sonhos e projetos, é sempre animador!
Geralmente, um líder empodera a equipe e traz soluções buscando diferentes perspectivas, além de capacitar os membros a contribuírem com suas ideias e habilidades. Em vez de dizer: “Isso não vai funcionar porque…”, um líder diz: “Como faremos isto funcionar?” ou “Quais alternativas temos?”
Em vez de apontar culpados, o líder pergunta: “O que podemos aprender com isso?” ou “Como podemos evitar que isso aconteça novamente?”. Em vez de se lamentar sobre a falta de recursos, um líder busca maneiras criativas de otimizar os recursos existentes ou encontrar novas fontes. Todos esses aspectos demonstram que o líder não só identifica o problema, mas apresenta propostas concretas de ação.
A reclamação se concentra no problema e na insatisfação sem um objetivo claro de mudança. Por outro lado, a busca por soluções é orientada para a ação e para a melhoria da situação. Em vez de se deter nos problemas, o líder concentra sua energia em encontrar caminhos para superá-los, inspirando sua equipe a fazer o mesmo. Ele não reclama. O líder traz soluções!
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.