Entrega da nova sede do Poder Legislativo, garantia das emendas impositivas e implantação das sessões remotas durante a pandemia da Covid-19 estão entre os principais destaques da atuação do presidente da Alego
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB) comemora, em sua administração, conquistas importantes. Entre elas está a entrega da nova sede do Poder Legislativo, um dos principais anseios dos parlamentares e servidores, e que está prevista para acontecer já no início deste ano.
De acordo com Lissauer, trata-se de uma das principais realizações e, ao mesmo tempo, um dos grandes desafios de sua gestão. “Quando assumimos a presidência da Alego, em 2019, firmamos esse compromisso não só com os deputados e servidores, mas com toda a população goiana”, disse ele.
“Foi desafiador, principalmente, pelos impactos provocados pela pandemia, mas com muito trabalho, apoio dos colegas parlamentares e responsabilidade com o dinheiro público, estamos entregando essa grande conquista que ficará como legado na história do Poder Legislativo de Goiás”, ressaltou o presidente.
Idealizada em 2001 e iniciada em 2005, a obra sofreu paralizações nos anos de 2007, 2013 e 2015. Ao assumir o comando do Legislativo goiano, em fevereiro de 2019, Lissauer se comprometeu a entregar a nova sede ainda em sua gestão e, no mesmo mês, assinou a ordem de serviço para a retomada da construção.
A expectativa, segundo o parlamentar, é realizar a primeira sessão de 2022 no dia 15 de fevereiro, no Plenário do novo prédio. “Já estamos em processo de mudança e trabalhando para começar as atividades deste ano já na nossa nova sede”, informou Lissauer.
Emendas impositivas
Através do constante diálogo junto ao governo estadual e aos deputados da base e oposição, o presidente da Alego conseguiu garantir a aplicação das emendas.
Segundo ele, uma conquista suprapartidária e que tem proporcionado a entrega de benefícios e melhorias para os 246 municípios goianos. “Vejo que a garantia do pagamento das emendas impositivas foi uma conquista de todos nós, mas, principalmente, de toda a população goiana. Com isso, acabamos com o “faz de contas” que a Assembleia vivia antes e entramos em um consenso suprapartidário, salientou Lissauer.
Sessões remotas
Com a chegada da pandemia da Covid-19 e com as medidas restritivas para evitar a disseminação do vírus, a Assembleia Legislativa precisou se reinventar, sobretudo, para dar continuidade nos trabalhos parlamentares.
Pautado por essa necessidade, o presidente da Alego, com o respaldo da Mesa Diretora, implantou, em março de 2020, o Sistema de Deliberação Remota (SDR), garantindo, assim, a segurança sanitária e, ao mesmo tempo, a alta produtividade.
Segundo ele, o sistema, pioneiro no Poder Legislativo, tem possibilitado que os parlamentares trabalhem, durante este período de pandemia, de forma segura e célere. “Fomos a segunda Casa de Leis do país a adotar essa plataforma que vem nos permitindo manter a alta produtividade nos trabalhos”, declarou.
“No período crítico da pandemia, deliberamos matérias importantes para o enfrentamento da crise, além de outros projetos de grande relevância para a sociedade goiana. Agora, a nossa expectativa é voltar, em breve, com as sessões presenciais”, completou Lissauer.