O Ministério da Educação (MEC) anunciou na noite desta terça-feira (18) o resultado e a ordem de classificação do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do governo federal concede financiamento a estudantes de cursos superiores em instituições privadas. Para conferir a lista, os candidatos devem acessar a página do FiesSeleção.
Segundo o MEC, o programa recebeu 493.002 inscrições, totalizando 198.579 candidatos, já que cada um podia selecionar até três opções de curso. Apenas nas vagas destinadas ao Fies Social, houve 43.364 inscritos. Neste primeiro semestre, foram ofertadas 67.301 vagas para cursos de graduação, enquanto a previsão para o segundo semestre é de 44.867 novas vagas.
Candidatos esperavam a divulgação dos resultados às 16h, mas o horário passou sem publicação. Nas redes sociais, muitos reclamaram do atraso e da falta de informação por parte do MEC.
Critérios para participação
Para concorrer, o candidato precisava ter participado de qualquer edição do Enem desde 2010, alcançado média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do exame e não ter zerado a redação. Além disso, a renda familiar bruta per capita deveria ser de até três salários mínimos (R$ 4.554). O MEC reservou 50% das vagas para o Fies Social. Um percentual das vagas também foi destinado a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional de cada unidade da Federação, segundo o último Censo do IBGE.
Próximos passos para os aprovados
Os candidatos aprovados devem complementar as informações no site do Fies de 19 a 21 de fevereiro. Em seguida, precisam validar os dados na instituição de ensino em até cinco dias úteis, por meio da entrega física ou eletrônica da documentação exigida. Depois dessa etapa, o candidato deve procurar um agente financeiro (banco) em até dez dias, a partir do terceiro dia útil após a validação na instituição de ensino. Uma vez aprovado pelo banco, o financiamento será formalizado.
Lista de espera
Quem não foi pré-selecionado automaticamente integrará a lista de espera, utilizada para preencher vagas não ocupadas. As convocações da lista de espera ocorrerão entre 25 de fevereiro e 9 de abril, até as 23h59. Candidatos devem acompanhar a atualização da lista no site oficial do Fies.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.