O título ´Deus no Banco dos Réus – Uma Análise de Malaquias´ é mais uma produção autoral do Pastor Samuel Vieira. E, conforme ele próprio define, a publicação é uma exposição bíblica do Livro do profeta Malaquias, composta de duas partes: a primeira, onde o autor analisa os sete questionamentos que o povo de Israel faz acerca do seu Deus. ´O diálogo é forte, porque Deus é arguido constantemente sobre seus motivos e suas atitudes, e algumas vezes, de amorável e paciente, noutras de forma impetuosa, ele responde às acusações equivocadas e aos juízos que o povo faz a Seu respeito´.
Na segunda parte, o autor considera os dois últimos versículos da Bíblia que tratam de conversões horizontais. De pais para filhos e filhos para pais. Neste tocante, Samuel Vieira expande essa ideia considerando os graves efeitos da não conversão, e ainda o impacto que tais conversões geram no relacionamento entre os casais.
Numa parte do livro, o autor apresenta a seguinte leitura dos propósitos contidos no âmago da obra: ´De fato, precisamos buscar o mesmo olhar de Cristo, experimentando dia a dia a bênção de envelhecer juntos, de testemunhar a história um do outro, de encontrarmos o equilíbrio entre a dependência e a independência, enfim, aprendermos que Deus nos chamou para experimentarmos no outro, a singularidade do seu amor, já que nos convida a entrar no mistério de sua santidade, na comunhão com o Espírito Santo!´. E, ainda: ´Quando marido e esposa estão, verdadeiramente, convertidos um ao outro, a sociedade desfruta da riqueza da bênção de Deus. Essa é a promessa maravilhosa que ele faz nos dois últimos versículos do livro do profeta Malaquias´.
Sobre o autor
Samuel Vieira está no pastorado há 35 anos, exercendo suas funções no Brasil e com uma experiência de quase nove anos nos Estados Unidos. É casado com Sara Maria e tem dois filhos: Priscila e Matheus. É autor do premiado livro: ´O Império Gnóstico Contra Ataca´, eleito pela Associação Brasileira de Editoras Cristãs como o melhor livro de autor nacional, no ano 2000, prêmio que foi outorgado na Bienal do Livro de São Paulo. Também, assina outras publicações, como: ´Tudo sob controle´ (exposição bíblica de Apocalipse) e Teologia do Afeto.
Samuel Vieira é Pastor desde 2003 na Igreja Presbiteriana Central de Anápolis e articulista do Jornal CONTEXTO.
Ele simplesmente devia fazer uma nova tiragem, o libro é muito bom.