Lula fez um pronunciamento e assinou decreto de intervenção federal no governo do Distrito Federal.
Em suas redes sociais, Lula justificou que a medida foi tomada “em razão dos graves atentados contra as instituições democráticas e contra o patrimônio do povo brasileiro”.
O presidente afirmou esperar que a partir do decreto, “a gente possa não só cuidar da segurança do Distrito Federal, mas garantir, de uma vez por todas, que esse tipo de atitude não se repita mais no Brasil”.
Ainda nas redes sociais, Lula postou a visita ao Palácio do Planalto, um dos alvos dos manifestantes, que promoveram quebradeira também no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).
GIH aponta redução de 18% nos homicídios em Anápolis
“Os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público em Brasília estão sendo identificados e serão punidos. Amanhã retomamos os trabalhos no Palácio do Planalto. Democracia sempre”, destaca o post do presidente.
Pronunciamento
No seu pronunciamento, ainda na noite de domingo, Lula disse:
“Não tem precedente na história do nosso país. Não existe precedente o que essa gente fez e por isso essa gente terá que ser punida. E nós, inclusive, vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram à Brasília. Nós vamos descobrir os financiadores e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e de fascistas”.
O presidente ressaltou que o que ocorreu agora em Brasília nunca havia acontecido, nem mesmo no auge da chamada luta armada.