VERSÃO FLIP
quarta-feira, 3 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 3 de setembro, 2025
Contexto

Lula é empossado e, em discurso, traça perfil para o terceiro mandato presidencial

de Claudius Brito
1 de janeiro de 2023
em Brasil
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0
lula empossado

Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado na Presidência da República, em cerimônia realizada às 15 horas deste domingo, 1º de janeiro de 2023, pelo Congresso Nacional. É a terceira vez que ele assume o cargo.

A posse seguiu os ritos (pelo menos em grande parte) que marcam a passagem de comando da Nação. Lula foi recepcionado na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara Federal, Arthur Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A chegada até à Mesa Solene foi marcada pelo assédio dos parlamentares, que usaram os seus aparelhos celulares para registrar o momento histórico.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco conduziu o ato e, após a abertura, solicitou posição de respeito e um minuto de silêncio pela morte de Pelé e do Papa Bento XVI.

O ato teve o acompanhamento da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber e pelo Proocurador Geral da República, Augusto Aras.

Na sequência, Lula assinou o termo de posse, juntamente com o vice, Geraldo Alckimin. Ele assinou o documento com uma caneta que foi presenteado na década de 1980, quando, pela primeira vez, disputou o cargo.

Em seu discurso, Lula agradeceu os votos dados pelos brasileiros, que permitiu a sua eleição, pela terceira vez, para o exercício da Presidência da República. Ele também exaltou o papel da Justiça Eleitoral na condução do pleito.

Ele deixou uma mensagem ao País de “esperança e reconstrução”.

“A esperança venceu o medo”, disse ele, reportando à primeira vez em que foi eleito e que em razão do êxito da gestão, permitiu o seu retorno, agora, ao poder.

Lula falou também sobre o processo de transição. “O diagnóstico foi estarrecedor”, disse ele, pontuando que houve desajustes na saúde, na educação, na ciência e tecnologia, na proteção das florestas e na governança da economia.

Combate à fome e desigualdades

Destacou, ainda, que o governo iniciará com um viés social para dar atenção aos milhares de brasileiros que passam fome e estão na linha de pobreza.

Lula destacou que a frente que o elegeu foi uma lei ampla e que a lei de acesso à informação voltará a ser cumprida. E que não carregará “revanche”. “Mas, quem errou, deve responder pelos seus erros, com a ampla defesa”, enfatizou.

“Ao ódio responderemos com amor”, assinalou Lula, exaltando o valor da democracia para o país, que foi ovacionado com o “Olê, olê, olá…Lula, Lula!”

Brasil perde Pelé, o Rei do Futebol, o atleta do século

E, ainda no discurso, comprometeu-se em defender a Constituição. Falou que ainda hoje (1º) irá assinar a reordenação do Executivo e nos próximos dias retomar programas como o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração (PAC) e destravar obras paradas.

Lula disse que vai tomar ações para valorização do salário-mínimo, acabar com filas do INSS, valorizar o empreendedorismo e dialogar uma nova legislação trabalhista. Assim como restabelecer as relações exteriores.

“O Brasil pode e deve figurar na primeira linha da economia mundial”, assinalou, dizendo que irá apoiar a pesquisa, a tecnologia e a inovação. Também destacou apoio ao agro e à agricultura familiar e buscar a meta de desmatamento “zero” na Amazônia.

“O Brasil não precisa derrubar árvores para desenvolver a agricultura”, frisou.

O que não podemos admitir é que seja uma terra sem lei”, reafirmando o compromisso com a degradação ambiental.

Vamos revogar todas as injustiças contra os povos indígenas”, disse, informando sobre a recriação de um ministério para este segmento. E, ainda, antecipou a recriação do Ministério da Cultura. Falou, ainda, sobre a criação do Ministério da Promoção e Igualdade Racial.

Mulher e armas

E destacou também que o governo dará atenção e recriará o Ministério da Mulher, para “destruir esse castelo de desigualdade e desrespeito”.

Disse que o Ministério da Justiça vai atuar para promover a paz, combater o crime organizado e as milícias.

“Estamos revogando decretos de acesso a armas e munições que tanta insegurança e tanto mal causaram às famílias. O Brasil não preciosa de arma nas mãos do povo, precisa de livros e d educação”, ressaltou Lula.

Ele considerou criminosa a atuação “genocida” do governo (anterior) e que as responsabilidades “do genocídio” deverão ser apuradas.

Lula ainda ressaltou o papel importante no país do Sistema Único de Saúde, o SUS e que vai recompor a farmácia popular e os investimentos no ensino superior e no ensino público integral.

O presidente disse que irá respeitar contratos e buscará “fazer melhor do que fizemos”. E observou que o Brasil deverá ser protagonista no combate à fome e na questão climática. Para isso, fortalecer o diálogo com outros países. Sem, entretanto, abrir mão à soberania da Nação.

A eleição no Brasil, pontuou, demonstrou a necessidade de combater as ameaças que a democracia vem sofrendo no mundo.

Minha mais importante missão será corresponder à confiança do povo sofrido. Com a força do povo e a benção de Deus, haveremos de reconstruir esse país”, finalizou.

Logo após o discurso de Lula, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco fez o seu pronunciamento e enfatizou que, nas eleições, saiu “vitoriosa a democracia”. E exortou a figura do ex-presidente Juscelino Kubistchek para promover a industrialização e a integração nacional. E destacou ser preciso avançar na reforma tributária, que deverá ser “pauta prioritária” para 2023. Além do investimento na educação.

“O espírito dos congressistas é de cooperação”, disse Pacheco, destacando, como exemplo, a aprovação da chamada PEC da Transição, para a retomada do Bolsa Família.

Rótulos: capa

Mais Artigos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante interrogatório na Primeira Turma do STF  • Ton Molina/STF

Ao vivo: STF julga Bolsonaro e mais sete acusados de golpe; assista aqui

de Anna Rhaissa
2 de setembro de 2025
0

Sessão da Primeira Turma começa nesta terça-feira (2), com transmissão ao vivo no YouTube O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia,...

Vapes- Agência Gov- Divulgação

YouTube, Face, Instagram e sites devem eliminar conteúdos sobre cigarros eletrônicos

de Redação
20 de agosto de 2025
0

Youtube, Facebook, Instagram, Mercado Livre e outras plataformas de e-commerce terão 48 horas para remover conteúdos e ofertas de dispositivos...

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em 17 de julho de 2025. Foto: Mateus Bonomi/AFP

Bolsonaro aguarda decisão do STF sobre possível prisão após fala pública

de Jornal Contexto
23 de julho de 2025
0

Ex-presidente afirma ter cumprido regras e nega violação de medidas cautelares O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguarda a decisão do...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Rafael da Silva Xarão

    Passagem do transporte coletivo de Anápolis pode ir a R$ 8,19 por decisão judicial

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O golpe da chamada silenciosa que pode transformar seu “alô” em um grande problema

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O direito de sofrer em paz

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Estado de Goiás é condenado por prisão injusta após erro em reconhecimento fotográfico

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Prefeito encaminha projetos à Câmara: Orçamento de R$ 2,5 bi e subsídio para transporte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui