A música anapolina e goiana está de luto. Faleceu o sanfoneiro José Américo, nome que se tornou numa das principais referência da cultura musical de Anápolis e região.
José Américo Cavalcante de Souza era pai do vereador José Fernandes, também um apaixonado pela música. O sanfoneiro tinha 76 anos de idade e um vasto círculo de amigos.
A música esteve presente na vida de José Américo desde a infância. Ele contava que costumava criar uma sanfona imaginária com pedaços de madeira. Os botões eram desenhados com carvão.
Até que, um dia, ele recebeu de presente de um tio uma sanfona de verdade. A partir de então, de forma autodidata, ele começou a tocar o instrumento.
Por volta de 1965, José Américo começou estudar música e um professor da época, conhecido por Zé Rebeca, vendo o potencial de seu aluno, idealizou a formação de uma banda, que foi batizada de ZR5 (Zé Rebeca e os cinco rapazes).
Isso foi só o início de uma trajetória, que fez de José Américo uma referência na cultura musical de Anápolis.
O velório acontecerá a partir do meio-dia, na Igreja Prebisteriana Central, na Rua Desembargador Jaime- Centro. O sepultamento este previsto para às 15 horas, em local a ser confirmado.
Leia também: Descubra 08 benefícios do vinagre para sua saúde e rotina diária