A próxima sexta, dia 19, reserva uma ocasião especial para os amantes dos astros e, principalmente, da Lua. O último eclipse lunar do ano está previsto para a data, durante a madrugada. Enquanto alguns fenômenos do tipo duram minutos ou até uma hora, este terá mais de três horas de duração, sendo o mais longo do século. Especificamente 03h28m23s, de acordo com a NASA.
Programação natalina em Anápolis começa no próximo dia 23
No Brasil, será possível ver cerca de 2h do processo, pois a lua já estará muito abaixo do horizonte durante a segunda metade do evento. Os horários variam de acordo com a localização no país. Em São Paulo, por exemplo, começará às 3h, acabando pouco depois das 5h. Já em Goiânia, do lado de Anápolis, o eclipse começará a ser visto por volta das 4h, com encerramento parecido com o da capital paulista. Confira abaixo os horários, de acordo com o portal AstroPE.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta. Isso gera uma sombra que encobre a Lua pouco a pouco. Na madrugada do dia 19, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, por isso o fenômeno é chamado de “eclipse parcial”. O próximo deve acontecer, somente, em maio de 2022.
Também é possível que o satélite natural fique vermelho, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. A tonalidade do vermelho dependerá da poluição, das nuvens e detritos na atmosfera da Terra no mundo em que os raios solares se atravassam. Quando um eclipse total ocorre logo após uma erupção vulcânica, por exemplo, as partículas na atmosfera farão a Lua parecer mais escura do que o normal.
(Com informações do Jornal Correio)