Imagem supera o Cristo Redentor e promete impulsionar o turismo religioso no Cariri
Brasil inaugura, no interior do Ceará, a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo. Com 54 metros de altura, a estrutura localizada no município de Crato supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros. A cidade custeou o monumento e realizou a inauguração na quinta-feira (13), enquanto buscou reforçar o turismo religioso na região do Cariri. Além disso, o governo estadual destaca que a área movimenta cerca de R$ 2,5 milhões por ano somente com visitantes motivados pela fé, o que demonstra a força do setor.
Monumento gigante
O governador Elmano de Freitas participou do evento e ressaltou a importância espiritual e econômica do local. Além disso, ele afirmou que “não é qualquer região que tem a cidade mais religiosa do Brasil”. Assim, o governo acredita que a nova estátua deve se tornar um dos principais pontos de visitação do Cariri, ampliando significativamente o fluxo de romeiros e turistas.
Arte monumental
O artista Ranilson Viana, de Petrolina, em Pernambuco, criou a escultura e moldou as peças gigantes na própria cidade pernambucana. Em seguida, as estruturas começaram a ser transportadas para o Ceará em outubro de 2024. Por causa do tamanho das peças, todos os caminhões envolvidos na logística precisaram de escolta até o Crato, conforme informou a prefeitura. Durante a inauguração, o bispo Dom Magnus Henrique Lopes celebrou a entrega do monumento e declarou: “Nossos corações transbordam de alegria e fé, porque neste solo abençoado do Crato, esta grandiosa imagem de Nossa Senhora de Fátima é erguida”.
Fé e reflexão
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, também esteve presente e incentivou que o espaço seja utilizado para “orações e reflexão”. Além disso, ele, que é natural do Cariri, afirmou que “o mundo está precisando de amor, fraternidade, carinho e proteção”, reforçando o simbolismo da nova estátua para moradores e visitantes.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




