De uns anos para cá, a discussão do porte de arma de fogo retomou destaque, muito por conta do presidente Jair Bolsonaro, incentivador do uso do artefato. No entanto, apesar do tema ter sido reacendido, mais da metade dos brasileiros não querem ter uma arma de fogo em casa, utilizando como base a pesquisa PoderData, do Poder360.
No levantamento, 55% dos entrevistados foram contra a ideia de ter uma arma em casa. Outros 32%, que não tem armamento, gostariam de ter. Há também a parcela que já tem ao menos uma arma de fogo, com 10%, e a taxa de 4% para os que não souberam responder.
CPE apreende cerca de 40 quilos de entorpecentes em residência em Anápolis
Dentro da região Centro-Oeste ocorreu a maior porcentagem de entrevistados já armados, com 23%. O dado dá uma estimativa que, a cada cinco moradores de Goiás, Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, um deles tem posse de arma de fogo. A taxa de pessoas que não querem ter uma arma também é a menor na região, em comparativo com outras do país, com 41%.
A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril deste ano envolvendo 3 mil eleitores de 283 cidades, distribuídas nas 27 unidades federativas do país.