Número de inscritos no exame cresce e reforça importância da avaliação no cenário educacional.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 4.811.338 inscrições confirmadas, representando um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% comparado a 2024. Este crescimento demonstra o papel central do exame na educação brasileira. Uma novidade deste ano foi a inscrição pré-preenchida para 1.915.634 concluintes do ensino médio da rede pública, dos quais 72,6% confirmaram participação. Entre os inscritos, 3.049.710 obtiveram isenção da taxa de inscrição, e 1.761.628 efetuaram o pagamento.
Certificação retomada
O Enem 2025 também retomou a possibilidade de certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. Ao todo, 98.558 participantes optaram pela certificação ou por declaração parcial de proficiência. Para isso, é necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação. Os interessados devem indicar essa finalidade no momento da inscrição.
Aplicação das provas
As provas serão realizadas em duas datas principais, 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação. Contudo, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. A mudança ocorre devido à realização da COP30, que coincidirá com as datas regulares do exame.
O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece informações detalhadas para os candidatos, incluindo orientações sobre o dia da prova e uma seção de perguntas frequentes.
Além de possibilitar a entrada no ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, o exame é utilizado como critério seletivo também em instituições de Portugal que possuem acordo com o Inep. Isso reforça o objetivo do Enem de ampliar o acesso à educação superior, tanto no Brasil quanto no exterior.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.