Milhares de pessoas saíram às ruas neste domingo (21/9) em várias capitais e outras cidades brasileiras. A motivação são as articulações que ocorrem no Congresso em torno da proposta da anistia e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC da Blindagem).
As manifestações são atribuídas a partidos ligados à esquerda e fizeram uma espécie de contraponto aos movimentos da direita que ocorreram também em diversas cidades brasileiras, no dia 7 de setembro último, pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O movimento de ontem levou milhares de pessoas aos eventos ocorrido em São Paulo, na Avenida Paulista, e no Rio de Janeiro, em Copacabana.
Na capital carioca, o protesto teve o apoio de personalidades do cenário musical, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan.
Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o rito de urgência para votação da proposta de anistia, cujo texto ainda está em construção.
Também na semana passada, a Câmara Federal aprovou a chamada PEC da Blindagem, cujo objetivo é criar uma proteção para parlamentares e até presidente de partidos contra prisões e ações judiciais.
A matéria será analisada pelo Senado Federal e a expectativa é que o texto seja rejeitado, por seu teor altamente impopular.
Leia também: Rabo preso – Por Nilton Pereira