Começou ontem (19) e vai até a próxima quinta-feira 22), a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento é realizado pela Confederação Nacional dos Municípios e recebe, na capital federal representantes de prefeituras de todas as regiões do país, secretários municipais, vereadores e outros gestores públicos das localidades.
Nesta terça-feira (20), a programação de abertura oficial teve a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Acompanhado de vários ministros, Lula discorreu sobre ações de seu governo em apoio aos municípios, nas mais diversas áreas, sobretudo, educação, saúde e social.
Ao longo dos quatro dias do encontro, os participantes vão ter painéis sobre temas como a reforma tributária, a limitação de recurso e o aumento de responsabilidade dos municípios em relação à saúde, o federalismo climático e prevenção de desastres, o movimento de mulheres municipalistas e a questão da autonomia municipal, entre outros temas.
Na quinta-feira (22), será lida a Carta da XXVI Marcha, trazendo os assuntos debatidos e as reivindicações da agenda municipalista nacional.
O presidente da CNM, em entrevista coletiva à imprensa na segunda-feira (19), Paulo Ziulkoski, falou sobre a pauta da Marcha e detalhou várias dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. O enfraquecimento do chamado pacto federativo, segundo ele, onerou os municípios brasileiros em mais de R$ 500 bilhões nos últimos anos.
Veja aqui a programação completa do evento
Leia também: No plano de saúde, Hospital Georges Hajjar deve abrir as portas em breve