O prefeito Mário Corrêa começa em breve a contagem regressiva para a passagem do seu primeiro ano à frente do comando político-administrativo de Anápolis. E uma coisa já é certa: sua marca inconteste é estar nas ruas, presente onde as coisas acontecem e, às vezes, em situações inusitadas ou consideradas perigosas.
A maioria das andanças de Márcio Corrêa pelos quatro quadrantes da cidade está registrada em vídeos que ele publica em seu perfil no Instagram, que passa já dos 143 mil seguidores e mais de 2,3 mil posts.
Os mais recentes trazem situações diversas. A poucos dias, Corrêa flagrou na Praça Abílio Wolney, também conhecida como Praça do Ancião, uma briga entre um homem que usava tornozeleira e que confessou ser usuário de drogas e outro, que afirmou possuir sete passagens pela polícia, incluindo tráfico e tentativa de homicídio.
Tarde da noite, o prefeito também encontrou uma venezuelana que estava no relento. De imediato, ele acionou o serviço social, a fim de providenciar um local adequado para a permanência da mulher.
Não foi apenas um, mas em vários posts, o chefe do Executivo anapolino deu vazão à briga contra a distribuidora de energia e as empresas que usam cabos nos postes e deixam fios emaranhados nos postes ou caídos nas ruas.
Um desses cabos que estava energizado na rua, tirou a vida do jovem João Victor, com quem o prefeito havia coincidente tirado uma foto após o desfile cívico-militar de 31 de julho, no aniversário da cidade. Essa briga não acabou, embora algumas toneladas de fios já tenham sido retiradas.
A Saneago também não escapou da roda do prefeito Márcio Corrêa que atendeu a um chamado de um morador da cidade e foi lá conferir e cobrar providência para o buraco deixado no asfalto pela concessionária de saneamento do estado.
Numa postagem, Márcio Corrêa estava de carro, quando se deparou com um jovem dirigindo um caminhão da Prefeitura. Até aí nada anormal, não fosse aquele jovem um que ele prometera ajudar a sair das ruas e das drogas. Outro encontro, foi com um agora trabalhador de uma grande empresa da cidade, que era um frequentador do Centro Pop, local que fazia acolhimento de pessoas em situação de rua.
Saúde
Com frequência, o prefeito também aproveita o período de fim de noite e início da madrugada, para acompanhar como está o funcionamento nas unidades de saúde, como a UPA Alair Mafra, a UPA Pediátrica, os hospitais Alfredo Abrahão e Georges Hajjar, entre outras.
Nas visitas mais recentes, o quadro de superlotação que era recorrente no início de seu governo, já começou a mudar de forma significativa.
Na Vila Esperança, o prefeito anapolino fez uma parada para “tocar uma bola” com as crianças. Prometeu e cumpriu depois, fazer melhorias na quadra poliesportiva que estava em situação precária.
Numa “blitz” noturna, Márcio Corrêa conferiu a quantas anda o serviço de coleta de lixo da cidade e anunciou que o monitoramento será mais transparente com instalação de sistemas de câmeras.
Numa outra situação, Márcio Corrêa flagrou um casal brigando no meio da rua. Conversa vai, conversa vem, ele ajudou a apaziguar os ânimos. E a história teve um final feliz.
São muitas outras situações na “galeria” do prefeito nas redes sociais, seja visitando, iniciando obras, entregando benefícios, fazendo cobranças. Esses registros mostram que o prefeito está presente no cotidiano da cidade, conhecendo bem de perto as demandas da população.
E, por outro lado, eles mostram situações, locais, ações e carências que, muitas vezes, a maior parte dos moradores não consegue visualizar, porque cada um vive em uma realidade. E entender a realidade do outro é crucial para “construir pontes” para uma cidade melhor.
Leia também: Mobilidade e outros temas quentes envolvem debates sobre o Plano Diretor






