A cidade se prepara para comemorar os 118 anos de emancipação. Será o primeiro aniversário do município sob a batuta do prefeito Márcio Corrêa e da primeira-dama, Carla Lima Corrêa. No aniversário, vai ter uma sessão solene da Alego. E, no domingo, teve eleições diretas do PT, mas teve imbróglio.
“Batismo” de aniversário

O prefeito Márcio Corrêa (PL) e a primeira-dama, Carla Lima Corrêa, terão neste mês de julho o “batismo” na realização das comemorações do aniversário de Anápolis, que está completando 118 anos de emancipação e já passou por 67 gestores (contando aqueles que ocuparam cargo de intendente e um que foi interventor).
Ou seja, Márcio é o 68º governante e, claro, junto com a primeira-dama, vai buscar realizar uma festa à altura do a cidade merece, muito embora a situação financeira não seja das melhores em face ao endividamento que está na casa de R$ 1,7 bilhão, conforme o relatório de gestão fiscal que foi apresentado pelo próprio prefeito, em audiência pública na Câmara Municipal.
Mas, claro, vai ter festa com entregas de benefícios e a parte festiva como, por exemplo, com a Mini-Maratona 31 de Julho e a entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos, a mais alta honraria conferida pela municipalidade.
Evento da Alego

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) também estará presente nas comemorações dos 118 anos de Anápolis, com uma sessão solene itinerante que irá homenagear personalidades de vários segmentos da cidade.
Essa agenda, que é capitaneada pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), vai acontecer no dia 30 próximo, às 19 horas, no Plenário “Teotônio Vilela”, na Câmara Municipal.
A eleição petista

Neste domingo (6/7), aconteceu o PED 2025. É a eleição do Partido dos Trabalhadores, que vai escolher com os votos de seus filiados, os dirigentes em nível nacional, estadual e municipal.
Quatro nomes concorreram na nacional: Edinho, Romenio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar.
Para a direção regional, concorreram Adriana Accorsi e professor Luiz Carvalho.
Para o Diretório Municipal, em Anápolis, só teve uma chapa inscrita, liderada por Francisco (Chico) Rosa, que deve ser aclamado para a presidência. E ele terá um comando partidário forte no município, uma vez que o PT tem dois vereadores (Professor Marcos Carvalho e Rimet Jules), um deputado federal (Rubens Otoni) e um estadual (Antônio Gomide).
O partido é o que tem o segundo maior número de filiados no município (2.914), atrás do PV (3.014), conforme dados do TSE (eleição de 2024). Atualização: até a manhã desta segunda-feira (07), o resultado do PED ainda não tinha sido divulgado no site oficial.
Isso, por conta de uma demanda judicial que ocorreu no diretório estadual de Minas Gerais.
Urnas à prova

As urnas eletrônicas e os sistemas de votação e apuração que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026 passarão por rigorosas etapas de fiscalização e auditorias antes, durante e após o processo eleitoral.
Uma dessas etapas é o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, que tem como objetivo garantir e fortalecer a segurança da urna e dos demais sistemas eleitorais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o edital de convocação do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, previsto para 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado e reservado na sede do Tribunal, em Brasília.
As inscrições das pessoas interessadas em participar do evento vão até o dia 18 próximo.
Repouso Absoluto

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve de cancelar a sua agenda para o mês de julho, por recomendação médica. Ele voltou a sentir mal, com crises de soluço e vômito, conforme ele próprio relatou nas redes sociais, dizendo que esse quadro até o impede de falar.
No mês passado, Bolsonaro viria a Anápolis receber uma homenagem do prefeito Márcio Corrêa. Mas, ele não passou bem e cancelou a agenda que já estava para se iniciar. Havia expectativa de seu retorno para a homenagem, mas ao que tudo indica, ele não se dará dentro desse mês, pelo menos.
Eventos programados em Santa Catarina e Rondônia foram cancelados. A ordem é: repouso!

- Estou fora! Não foi exatamente com essas palavras, mas o ex-prefeito Pedro Sahium descartou a possibilidade de vir a disputar cargo nas eleições do ano que vem. “Perdi o time completamente”, disse ele em uma entrevista.
- O senador Vanderlan Cardoso (PSD) se licenciou do cargo. O suplente, Pedro Chaves, assumiu. Vanderlan vai intensificar entrega de benefícios aos municípios e, claro, abrir a agenda para as conversas políticas para 2026, com projeto de reeleição na pauta.
- O deputado federal Rubens Otoni (PT), também está se movimentando nos municípios e já deixou claro, em entrevista ao CONTEXTO, que o seu projeto para 2026 é buscar a reeleição.
- Um podcast celebrou a comemoração dos 13 anos da TV Câmara. A transmissão contou com a presença do ex-vereador Amilton Batista, que foi presidente da Casa e idealizador do projeto, hoje capitaneado por sua filha, a vereadora Andreia Rezende.
- Na Alego, projeto do deputado Virmondes (UB) busca instituir a Política Estadual de Incentivo à Implantação da Plataforma “Rede MEI Goiás”, que visa conectar microempreendedores individuais às demandas de serviços públicos eventuais no estado, gerando oportunidades de trabalho e fortalecendo a economia local.
Leia também: Seis meses: Equilíbrio das contas é desafio para gestão Márcio Corrêa