Maria Vitória tem uma doença rara, mas ela não se curva aos desafios e lutou para realizar um sonho e publicar um livro que fala de sua trajetória e de política
Em fevereiro de 2023, o CONTEXTO publicou uma matéria especial, contando a trajetória de superação e de amor e de um talento chamado Maria Vitória. Pouco mais de dois anos se passaram e ela volta para anunciar a realização do sonho que ele revelara na época.
Mas, antes de falarmos desse sonho tão bacana, vamos relembrar um pouco da história de Maria Vitória, cujo sobrenome diz tudo sobre ela.
Sua vida sempre foi marcada por desafios, ainda dentro do ventre da sua mãe, Cleide Francisco de Abadia. Na gravidez, descobriu-se houve uma alteração no gene responsável pela codificação dos receptores do fator de crescimento fibroblastico tipo 2, que é localizado no braço longo do cromossomo 10.
Trocando em miúdos, Maria Vitória Francisca Lopes é portadora da Síndrome de Crouzon, uma doença rara que atinge cerca de 1 a cada 50 mil crianças.
Devido a essa condição, os médicos não acreditavam, inclusive, que ela pudesse ter muito tempo de vida. No máximo, poderia chegar a um ano e, sobrevivendo, talvez não pudesse andar, ver, falar, ouvir.
Mas, Vitória buscou superação nas suas próprias limitações e, com apoio da família, levou adiante à vida fazendo muitas coisas como estudar, fazer balé, teatro, andar de patins e skate e escrever.
Agora sim, vamos ao sonho de Maria Vitória. Ela um dia chegou para a mãe e mostrou alguns apontamentos que havia feito em um caderno. A mãe, emocionada, perguntou de onde ela havia tirado aquilo que estava nas folhas do papel, no que a filha respondeu: “Eu que inventei”.
Essa invenção era, na verdade, o esboço de um livro, que começou a ganhar forma em 2022.
Nesse livro- até então não publicado- Maria trazia um relato sobre a sua história e de pessoas que estiveram presentes em sua trajetória vitoriosa.
Escrever um livro não é coisa fácil de se fazer. Mas ela fez e, não só isso, correu atrás para que a publicação se materializasse.
E vejam bem qual é o título: “Maria Vitória em…O Papel da política na vida das pessoas”. Isso mesmo, a política é o que traz no livro o trabalho e o sonho da jovem escritora. Um assunto que, às vezes, muitos jovens não gostam ou deixam de lado.
Ao contrário disso, Maria Vitória afirma ter descoberto (e ela está certa), que a política é ferramenta que pode ajudar a transformar o mundo e a vida das pessoas.
Essa mensagem é uma lição para muitos de nós, como também é lição o esforço empreendido por Maria Vitória para fazer o seu sonho virar realidade, inclusive, no meio do caminho, contando com ajuda de políticos.
Num mundo cada vez mais dominado pelas mídias socias, o livro tem e sempre terá seu lugar e Maria Vitória está contribuindo para isso, na sua simplicidade, na sua capacidade de lidar com os desafios.




Maria Vitória conta com o carinho da família e, com as suas limitações, desliza no skate e faz passos de balé
Lançamento
O lançamento e noite de autógrafos do livro vai acontecer no dia 25 próximo, às 19h30, na sede da União Literária Anapolina (ULA), localizada na Rua Ernesto de Pina, no Bairro Maracananzinho. Exemplares estarão à venda ao valor de R$ 50.
O projeto foi abraçado pela Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotoe e o livro foi publicado através da Editora Kelps, de Goiânia.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.