VERSÃO FLIP
domingo, 21 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 21 de dezembro, 2025
Contexto

Mas, afinal, o que é um mel de qualidade?

de José Aurélio Mendes
19 de março de 2023
em Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Em franco crescimento em Anápolis, a empresa esclarece dúvidas dos leitores do Jornal e Portal Contexto sobre esse alimento tão saboroso e saudável

Para o agronegócio, o clima é um dos fatores mais importantes e determinantes para uma boa safra. E na apicultura não é diferente. O clima de Anápolis e a variedade da flora do cerrado proporcionam uma das melhores condições do país para a produção de mel e outros derivados da atividade das abelhas. No ano passado, o Brasil produziu 60 mil toneladas de mel, a maior produção já atingida. De olho no crescimento do consumo, uma dupla de irmãos de Anápolis decidiu investir no segmento.

José Aurélio: Conhecimento é fundamental

O Jornalista José Aurélio Mendes e o Policial Militar Fernando Mendes dirigem a empresa, criada em 2018. Segundo eles, desde então, a produção de mel vem dobrando ano a ano. Hoje, com 70 colmeias e assistência técnica do Senar, eles produzem mais de 2,5 mil litros de mel por ano. “Estamos com mais de 2 mil clientes em Anápolis. A venda é direta ao consumidor e entregamos na casa da pessoa, sem cobrar frete. É o nosso diferencial, além da qualidade, é claro”, disse José Aurélio.

A pedido do Jornal e Portal Contexto, a Mendes Mel se dispôs a tirar algumas das principais dúvidas de seus leitores sobre esse alimento que é muito saudável e saboroso.

Qualidade na produção envolve vários processos. Mas, o resultado vale a pena

A primeira delas é sobre o que seria realmente um mel de qualidade. “Um mel de qualidade é antes de tudo um mel sem misturas”, explica José. Segundo ele, a maioria do mel comercializado tem algum tipo de mistura para fazer render ou evitar a cristalização. “É por isso que nunca se deve comprar mel de pessoas das quais não se possa atestar procedência”, alerta. As misturas, ainda de acordo com Mendes, não são necessariamente proibidas por lei, desde que conste na embalagem. Entretanto, para receber algum aditivo, o mel precisa ser pasteurizado, para evitar que bactérias se multipliquem e estraguem o produto, e a pasteurização destrói a maior parte das substâncias que conferem ao mel seu status de saudável. “Puro, o mel não estraga, por tempo indeterminado, porque sua composição não permite que bactérias se reproduzam. E não sendo pasteurizado, conserva todos os seus nutrientes”, afirma ele.

Cristalização

´Técnicas de manejo, garantem boa produção final

Outra dúvida bastante comum é sobre a cristalização, que é quando o mel engrossa a ponto de se tornar uma pasta. Mendes afirma que esse processo é típico do mel puro, ao contrário do que pensa a maior parte das pessoas. A diferença é que, no caso do mel falso, a cristalização é irreversível, enquanto o mel puro volta o normal se aquecido a 40º C. “A cristalização ocorre com o passar do tempo pela perda de água ou pela queda de temperatura. Por isso recomendamos aos clientes que não conservem nosso mel na geladeira e mantenham a tampa fechada. E também que não demorem tanto a consumir o produto. Em último caso, a Mendes Mel troca o frasco por um novo, sem custos para o cliente. Basta chamar no nosso WhatsApp”, declara. Mesmo assim, caso ocorra a cristalização, basta colocar o frasco em banho maria. Para se ter certeza de que o produto é mesmo puro, só com uma análise laboratorial, uma vez que pode sim ser mel verdadeiro, mas feitos por abelhas alimentadas com açúcar, ao invés do néctar de flores. Mas, a Mendes Mel dá algumas dicas simples para identificar as formas mais grosseiras de misturas ou falsificações.

Segundo José Aurélio, a primeira prova de originalidade é o sabor. “Quem conhece de mel não se engana fácil. A pessoa sabe o gosto e a textura que o mel tem”, afirma ele. Em segundo lugar, o mel não se dissolve com facilidade. Se misturado á água ou algum outro líquido, principalmente gelado, o mel verdadeiro vai demorar para se dissolver, enquanto o falsificado vai se homogeneizar rapidamente.

Por último, uma dica até obvia, mas muito negligenciada: Não compre mel barato. Mel é trabalhoso e caro de se produzir. Então, da mesma forma que as pessoas desconfiam e não abastecem em postos que vendem gasolina a R$ 2 o litro, desconfie se um mel estiver sendo comercializado abaixo do preço de mercado, afinal, porque um apicultor estaria vendendo seu produto para ter prejuízo? “Com essas dicas aí já é possível sair fora da maioria dos malandros”, garante ele. “Mas, se quiser ter 100% de certeza, aí é comprar só da Mendes Mel mesmo”, finaliza.

Serviço:
Compre e receba em casa, com frete grátis pelo WhatsApp 62 9 9118 9595
Instagram: @mendesmel7

Rótulos: capa

Mais Artigos

Imagem: Ilustrativa/Reprodução

Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil

de Anna Rhaissa
20 de dezembro de 2025
0

Nova norma simplifica registro e amplia uso da biodiversidade em fitoterápicos A Anvisa aprovou um novo marco regulatório para registro...

Dengue- Anápolis- Foto Paulo de Tarso

Longe da realidade de 2024, dengue requer atenção e prevenção em Anápolis

de Claudius Brito
19 de dezembro de 2025
0

Tolerância zero. A Prefeitura de Anápolis vem desenvolvendo campanhas no sentido de estimular a população a não baixar a guarda...

Foto: Arnulfo Franco

Gripe K é identificada no Brasil e OMS emite alerta global

de Jornal Contexto
17 de dezembro de 2025
0

Variante da influenza A circula no Brasil e acende alerta sanitário para 2026 O Ministério da Saúde confirmou a identificação,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

    Sim, eu não gosto de gente pobre!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rotary Club de Anápolis Jundiaí promove dia histórico de solidariedade e cidadania

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Jornalista anapolina ganha destaque nacional com projeto de mobilidade inclusiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Coisa de rico – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui