Massa de ar polar encerra maio com clima mais ameno, apesar da estiagem persistente
Uma frente fria começa a avançar sobre Goiás e provoca mudanças no clima de Anápolis a partir desta quarta-feira (28). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o sistema traz chuvas isoladas e queda nas temperaturas, encerrando o mês de maio com condições atípicas para o período.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que a frente fria rompe o padrão de tempo seco das últimas semanas, mas não representa o fim da estiagem. “Estamos no período seco, mas esse sistema pode provocar algumas chuvas isoladas”, ressalta.
Temperaturas
Logo após a frente fria, uma massa de ar polar chega à região, derrubando as temperaturas, especialmente entre quinta (29) e sexta-feira (30). Amorim destaca que a queda não será extrema, mas suficiente para mudar a sensação térmica. “Vamos sentir um friozinho, com temperaturas mais baixas, porém, não é aquele frio intenso. Por enquanto, esse cenário não aparece nas previsões”, afirma.
Os termômetros devem marcar mínimas entre 14 °C e 16 °C, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. No entanto, mesmo com essa instabilidade, o estado continua em estiagem, o que significa que as chuvas previstas serão rápidas e pouco volumosas.
A transição climática marca o fim de maio com características típicas da chegada de frentes frias acompanhadas de massas de ar polar. Em Anápolis, a população deve se preparar para mudanças bruscas na temperatura e pancadas de chuva pontuais, sem previsão de precipitações significativas.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




