Deputado Federal e cirurgião pediátrico, famoso por separar gêmeos siameses, Zacharias Calil desenvolveu droga capaz de curar tumores. Ele esteve em Anápolis para apresentar o tratamento que desenvolveu à indústria farmacêutica Fresenius Kabi.
Texto: José Aurélio Mendes/ Fotos: Letícia Coqueiro
O Deputado Federal Zacharias Calil esteve em Anápolis, a convite da indústria química farmacêutica Fresenius Kabi, para apresentar à diretoria o tratamento que desenvolveu para tratar as más formações vasculares, mais conhecidas como hemangiomas.
São tumores enormes que se desenvolvem em crianças, deformando a parte onde se formam.
Calil desenvolveu um medicamento, cuja patente já foi registrada junto ao INPI, que tem eficácia próxima de 100%, o que evita cirurgias de grande porte e alto risco para a remoção desses tumores.
Segundo o cirurgião pediátrico, esses tumores aparecem com mais frequência na cabeça ou pescoço e causam dificuldade na respiração e deglutição de crianças, além de provocar sangramentos, sem falar no prejuízo para a autoestima.

O medicamento autorizado pela Anvisa, composto por um corticoide e pelo nitrato de prata, é injetável e elimina o nódulo.

Quando não chega a esse ponto, por ser um potente anti-inflamatório, facilita as condições para a realização da cirurgia. É aplicada uma dose de 2 a 8ml, dependendo de cada paciente, e o resultado é acompanhado posteriormente no consultório e por meio de exames.
A fórmula já beneficiou cerca de 3,5 mil pacientes do Materno Infantil e Hecad. O tumor leva, em média, de três a oito meses para ser erradicado.
A novidade tem despertado o interesse de grandes indústrias farmacêuticas para comercialização do produto em larga escala.
“É um avanço muito grande. Agora eu sou considerado um cientista. Esse medicamento, com certeza, vai beneficiar milhares de pessoas”,
afirmou Calil.
Foi por conta desse tratamento que Zacharias Calil foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina pela Câmara Federal e Senado brasileiros.
A empresa
De origem alemã, a Fresenius Kabi Brasil – Unidade Anápolis – é uma das principais indústrias especializadas em medicamentos injetáveis no Brasil.
O diferencial da empresa está em ser uma empresa local com expertise internacional advinda das outras plantas da Fresenius Kabi.
A ideia do cirurgião pediátrico é expandir a pesquisa para out
ros casos, utilizando o mesmo medicamento ou com acréscimo de outros componentes. “Temos grande chance de conseguir produzir um remédio que seja eficaz no tratamento de outros tumores”, disse ele.