Projeto piloto acontece no trevo do DAIA e, dependendo do resultado, será levado a outros locais
O projeto-piloto foi iniciado nesta quarta-feira, 30, com o plantio de sementes de cosmos. A ideia é formar os chamados jardins de polinizadores, começando pela rotatória do trevo do Distrito Agro Industrial (DAIA) e depois se espalhando por outros pontos da cidade.
Conforme diretor de Recursos Hídricos, Preservação e Conservação Ambiental do Município, Antônio El Zayek, o cosmos é uma flor pioneira, muito resistente e que recebeu este nome justamente por sua capacidade de atrair polinizadores como as abelhas. “Trata-se de um tema muito importante, em discussão no mundo inteiro, e nosso propósito é conseguir associar a beleza do laranja dos cosmos com o fomento da biodiversidade”, explica.
Zayek acredita que perto do Natal aconteça a primeira florada na rotatória do Daia e que, após roçagem, ela volte no final de fevereiro, um pouco mais baixa e consistente. “Plantamos aproximadamente 20 quilos de sementes e acreditamos que pelo trabalho realizado e a característica do cosmos, o resultado apareça já em dezembro”, conclui. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jakson Charles, a ideia é estender o projeto ao máximo de áreas públicas da cidade”, afirma.




