A Igreja Católica reuniu cerca de 20 mil pessoas na celebração de Corpus Christi, realizada nesta quinta-feira,30, nas dependências do Colégio São Francisco, no Bairro Jundiaí. Foi a primeira vez que este momento importante da vivência da fé católica foi promovida com a presença de pessoas provenientes das paróquias localizadas em Anápolis e das demais dezoito cidades que compõem a Diocese de Anápolis.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom João Wilk, auxiliado por dezenas de padres e diáconos da Diocese. Além dos milhares de fiéis, líderes, representantes de pastorais, religiosos, seminaristas, ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, organismos e entidades ligadas à Igreja Católica, fizeram-se presentes o governador em exercício, José Éliton; prefeito de Anápolis, Antônio Gomide; vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Mariano; e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
As pessoas começaram a chegar ao Colégio São Francisco a partir das 15 horas. Foram recebidas por equipes de acolhida compostas especialmente para a celebração. Inicialmente foram realizadas orações e a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo reitor do Seminário Maior Diocesano, padre Edmilson Luiz de Almeida. Em seguida, por volta das 17h30, teve início a Santa Missa. A estrutura montada possibilitou que praticamente todos os presentes permanecessem sentados. Foram disponibilizados serviços de atendimento médico, água potável, sanitários químicos, entre outros.
Em sua homilia, Dom João Wilk fez referência a assuntos como a celebração do Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI e assumido pelo Papa Francisco. Ensinou sobre o mistério do Corpo e do Sangue de Cristo. O bispo diocesano também chamou atenção para as questões relacionadas à família e aos valores atinentes à dignidade da pessoa humana. E ainda conclamou os jovens para que participem efetivamente da Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro.
O governador em exercício, José Éliton, ressaltou a importância da celebração regional de Corpus Christi neste ano. Segundo ele, o Governo de Goiás manifesta seu respeito à manifestação de fé do povo católico e assegurou que a administração estadual apoia os jovens que vão ao encontro com o Papa Francisco no Rio de Janeiro. O prefeito Antônio Gomide ressaltou que a Prefeitura de Anápolis sente-se honrada em mais uma vez ser parceira da Diocese na realização de mais um grande evento de fé.
Para a celebração da Santa Missa o altar foi montado em um grande palco que acomodou os padres e diáconos que assistiram o bispo, além do coral e de dois grandes telões que possibilitaram o acompanhamento das pessoas que ficaram mais afastados do altar. A programação foi transmitida ao vivo pela Rádio São Francisco e o Canal 5. A estrutura foi preparada pela Diocese de Anápolis e pela paróquia de São Francisco, anfitriã da celebração. O evento teve também o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Diretoria de Turismo do Município e CMTT.
Após a Missa as pessoas saíram em procissão por algumas ruas do Bairro Jundiaí. Um ato de fé e de demonstração de unidade das comunidades que formam as paróquias da Diocese. Logo após a procissão, Dom João procedeu a benção do Santíssimo Sacramento. Para fechar a programação, bandas e cantores católicos realizaram apresentações.
O próximo grande evento da Igreja Católica, lembrado também durante a celebração de Corpus Christi, é a Semana Missionária, que será realizada na semana imediatamente anterior à Jornada Mundial da Juventude. Nos dias 19 e 20 de julho, o Setor Juventude da Diocese promove eventos missionários, com visitas aos bairros da cidade e atividades de evangelização. Pelo menos dois mil jovens de Anápolis devem participar do encontro com Papa Francisco. A partir do dia 19 de julhos os grupos de jovens já começam a se deslocar para o Rio de Janeiro.
Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher
Palestra organizada pela Casa da Amizade e Rotary Club Anápolis Oeste destacou prevenção, denúncia e proteção às vítimas de violência...