A comissão especial da Câmara Municipal de Anápolis, que busca propostas para serem inseridas no contexto da revisão do Plano Diretor, tem avançado nas discussões temáticas.
Ontem (ter-feira, 11), a comissão contou com a presença do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Igor Lino Siqueira.
Engenheiro civil e especialista em engenharia de tráfego, Igor Siqueira foi convidado a trazer para a comissões abordagem ligadas à mobilidade urbana. O que, aliás, é um dos grandes desafios que estão no bojo do planejamento urbano local.
A mobilidade urbana envolve não apenas questões relativas ao trânsito, mas todos os meios que abrangem a locomoção de pessoas no espaço urbano.
Portanto, entra nessa discussão, por exemplo, a questão dos pedestres, dos meios de transportes (público, táxi, aplicativo), dos cliclistas.
Inclusive, dentro do conjunto de leis acessórias do Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana deve ser um deles.
Mais debates
Na próxima quarta-feira (19), a Comissão receberá membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor da Prefeitura de Anápolis (NGPDA).
Segundo o presidente da Comissão, vereador Wederson Lopes, o NGPDA é uma equipe multidisciplinar, formada por 10 profissionais, que trabalha para que se cumpra o que determina o Plano Diretor e cuida daquilo que está omisso na lei.
Dentro desse Núcleo, está a Comissão de Avaliação de Parcelamento do Solo (CAPS) que aprova ou não loteamentos na cidade. O que demandará debates “quentes” na formatação da legislação específica.
O NGPDA é também, diga-se de passagem, o setor responsável em preparar a minuta da lei de revisão do Plano Diretor, que deve ser concluída obrigatoriamente até julho de 2026.
Leia também: Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do bispo Dom João Wilk




