Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (6/10), na Câmara Municipal de Anápolis, duas moções apresentadas pelo vereador Rimet Jules foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.
As duas moções prestam solidariedade ao ex-vereador Geraldo Tibúrcio e ao ex-prefeito José Batista Júnior, e às famílias deles, segundo o autor, pelas injustiças que ambos sofreram durante o período da ditadura militar.
Geraldo Tibúrcio elegeu-se vereador em Anápolis no ano de 1962. Ele teve seu mandato cassado abruptamente pela Resolução nº 27, de 4 de maio de 1964, “em ato político de repressão política que impactou profundamente sua vida pessoal e familiar”, destaca trecho da moção.
Em reconhecimento à injustiça sofrida, a Mesa Diretora da Câmara, por meio da Resolução nº 003, de 20 de maio de 2010, revogou a Resolução nº 27, restaurando simbolicamente os seus direitos políticos.
José Batista Júnior assumiu a Prefeitura de Anápolis em janeiro de 1973. Em agosto daquele mesmo ano, teve o seu mandato cassado.
O afastamento de José Batista Júnior decorreu do ato que transformou Anápolis em Área de Segurança Nacional. Ele teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos.
“Esta moção é, portanto, um gesto de reparação moral e de reconhecimento público”, traz o texto aprovado.
E ainda: “Por meio desta manifestação, reafirmamos que Anápolis não esquece aqueles que lutaram e pagaram preço alto para que hoje pudéssemos viver em liberdade”.
Leia também: Assalto em chácara de Márcio Corrêa repercute. Polícia investiga o caso