Programa habitacional avança e entra em nova fase administrativa
O ano de 2026 reserva desafios relevantes para o poder público municipal. Entre eles estão a readequação do sistema de transporte coletivo, novas etapas de reestruturação da saúde pública, o plano de macrodrenagem urbana, a conclusão do novo viaduto da BR-153, reformas e construção de escolas, revisão do Plano Diretor, renegociação da dívida do Município (que supera R$ 1,7 bilhão) e as implicações naturais de um ano eleitoral.
No entanto, sob o aspecto da consolidação do processo de desenvolvimento social, do reaquecimento econômico e do mercado imobiliário — com geração de emprego e renda e redução do déficit habitacional superior a 11 mil moradias — o maior e mais emblemático projeto da administração do prefeito Márcio Corrêa (PL) é a construção de moradias. Estima-se movimentar mais de R$ 2 bilhões na economia local. Além disso, sem esmorecer na condução dos demais projetos de sua gestão, a materialização do programa Construindo Sonhos (em parceria com os governos estadual e federal) será, inevitavelmente, o legado que vai ecoar para a posteridade.
Nova etapa
A seleção das construtoras foi publicada no Diário Oficial do Município. O processo, agora, está na fase de aprovação dos projetos. A Prefeitura já entrou com a viabilidade técnica e operacional de água (Saneago) e energia (Equatorial), com apoio e assistência do Governo do Estado. Em seguida, o próximo passo será o repasse de toda a documentação para os órgãos financeiros, que posteriormente vão cadastrar os candidatos à casa própria. A projeção é que, em 90 dias, os beneficiados sejam selecionados e as obras lançadas.
Avanços paralelos
Após um ano e um mês de governo, a percepção é que Márcio Corrêa busca mais que uma gestão que estabeleça o equilíbrio das contas; que pague em dia seus servidores; que zere as filas da regulação da saúde e das vagas em escolas e creches; que enfrente demandas históricas como a questão das pessoas em situação de rua, as fiações dos postes ou o retorno do Município para a Capacidade de Pagamento nível “B” (desde 2024 está no nível “C”).
Impacto social
A entrega das milhares de habitações sociais, mais que o cumprimento de um desafiador compromisso de campanha, será o carimbo que vai chancelar a real mudança da estratégia de administração de uma cidade que se propõe a verdadeiramente melhorar a qualidade de vida de seu povo.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




