VERSÃO FLIP
sexta-feira, 9 de maio, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 9 de maio, 2025
Contexto

Moradores de rua: uma realidade desafiadora em Anápolis e no Brasil

de Claudius Brito
14 de fevereiro de 2025
em Social
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
Moradores de rua

Imagem ilustrativa- Pixabay

No começo da semana o Prefeito Márcio Corrêa (PL) percorreu, durante a noite, alguns pontos de aglomeração de moradores de rua (ou, na rua) em abordagens, a princípio, para oferecer-lhes ajuda, como tratamento de saúde, alimentação, abrigo, oportunidade de trabalho e outros tipos de assistência.

Nas redes sociais, Corrêa se disse preocupado com a incidência de pessoas que perambulam pelas ruas, principalmente as do centro da Cidade e que, à noite se aglomeram em alguns locais já conhecidos. A Prefeitura de Anápolis, há muito tempo, tem um projeto de atendimento a esses moradores, entretanto, recusado por quase todos. É que, grande parte prefere ficar pelas ruas e praças para a obtenção de ajudas, principalmente em dinheiro.  

No ano passado, inauguraram-se as novas dependências do Centro Pop, que, também, realiza um trabalho específico com este público para a redução de danos e a criação de vínculos com foco na reinserção social. Além disso, é oferecido o serviço de inclusão em programas assistenciais. O grande problema, entretanto, é a resistência dessas pessoas em serem acolhidas no local.

A iniciativa do Prefeito de Anápolis não é inédita e tem sido aplicada em diversas cidades brasileiras. Os novos (e, até reeleitos) prefeitos que iniciaram suas atividades governistas neste ano de 2025, têm visto como grande desafio impedir-se a proliferação das colônias de moradores nas ruas, por questões de segurança, saúde e bem-estar delas e da comunidade em geral.

Muitos desses governantes têm sido pressionados pelos munícipes, por conta das populações de rua.

É que, entre tais moradores, costumam se infiltrar foragidos da justiça, criminosos, traficantes e outros. São vários os casos, inclusive, de agressões de todos os níveis praticadas por muitos deles, como assédios, arruaças, ameaças, roubos e, até, homicídios. Cada cidade tem seu projeto, mas, o objetivo é, basicamente, o mesmo.

Desde o começo desse mês o prefeito de Blumenau (SC) Egídio Ferrari (PL) tem tomado a frente numa cruzada pessoal de abordagem a moradores de rua. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que não vai continuar com o programa de entrega de marmitas a pessoas em situação de rua na capital de Mato Grosso, pois a prefeitura de lá tem como atender socialmente a todos.

Em Itajaí, (SC), o prefeito Volnei Morastoni (MDB) reuniu representantes das lideranças locais para, também, anunciar proposta semelhante.

O que diz a lei

A presença de moradores de rua no Brasil não é novidade. Desde o Império este comportamento é notado. Há regiões em que isto, no passado, era considerado crime (ou, contravenção), tipificado   como vadiagem.  

 – “Vadiagem Art. 59. Entregar-se alguém habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover a própria subsistência mediante ocupação ilícita: Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses. Parágrafo único. A aquisição superveniente de renda, que assegure ao condenado meios bastantes de subsistência, extingue a pena”.

O artigo seguinte trata da mendicância. – “Mendicância Art. 60. Mendigar, por ociosidade ou cupidez: Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses. Parágrafo único. Aumenta-se a pena de um sexto a um terço, se a contravenção é praticada: a) de modo vexatório, ameaçador ou fraudulento; b) mediante simulação de moléstia ou deformidade; c) em companhia de alienado ou de menor de 18 (dezoito) anos. – Importunação ofensiva ao pudor Art. 61. Importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor: Pena – multa Decreto -Lei nº 3.689, de 03 de outubro de 1941.

Contraponto

Mas, essas medidas têm, também, questionamentos, com base no texto constitucional sobre direitos e garantias individuais. É o que está escrito no inciso II, do Art. 5º da Constituição Federal de 1988. O princípio da legalidade determina que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Tanto é assim que no Senado Federal estuda-se retirar a vadiagem da lista de contravenções.

Trata-se de um delito que existe no direito penal brasileiro desde os tempos do Império e enquadra os indivíduos que não têm trabalho e se dedicam à ociosidade. A punição está, atualmente, prevista na Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688), assinada pelo presidente Getúlio Vargas em 1941, na ditadura do Estado Novo. A ociosidade pode custar aos vadios, até, três meses de prisão.

O projeto de lei que extingue o delito de vadiagem (PL 1.212/2021) acaba de avançar no Senado. Foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e está, agora, em discussão na Comissão de Constituição e Justiça. Se passar no Senado, irá para a Câmara dos Deputados.

O autor do projeto é o senador Fabiano Contarato (PT-ES), que tem formação em direito e é delegado de polícia. Segundo ele, “a contravenção de vadiagem deveria ter sido eliminada há muito tempo porque seu verdadeiro intuito é estimular o racismo e o ódio aos pobres”. Daí a entender-se, tratar de assunto altamente polêmico.

Leia também: A polêmica do ‘café fake’: o que realmente está sendo vendido?

Centro Pop disponibiliza atendimento, mas deve haver a aceitação
Vão do viaduto da Brasil é um dos pontos de concentração
Terminal Rodoviário também concentra população de rua

Rótulos: capa

Mais Artigos

Saiu o calendário 2025 do Bolsa Família. Anápolis teve mais de 11 mil no programa em 2024

de Claudius Brito
3 de janeiro de 2025
0

Maior programa de transferência de renda do Brasil e reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome,...

LBV Anápolis

LBV celebra aniversário de 63 anos de presença em Anápolis

de Claudius Brito
30 de agosto de 2024
0

Desde 1961, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza suas atividades socioassistenciais em Anápolis, com o objetivo de ajudar famílias...

Centro Pop Anápolis

Pessoas em situação de rua: um trabalho que vai muito além da estrutura física

de Claudius Brito
26 de agosto de 2024
1

Recentemente, num frequentado churrasquinho na esquina do Sesc do Bairro Jundaí, onde famílias e amigos costumam se encontrar no final...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, em 30 de setembro de 2023. — Foto AP/Riccardo De Luca

    Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Auxílio de R$ 1.200 pode substituir o Bolsa Família para mães solo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fumaça branca no Vaticano confirma eleição do novo Papa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • GO: Jovem desaparece misteriosamente após sair para o trabalho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Governo de Goiás abre 94 vagas para diversos níveis com salários de até R$ 10,8 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui