A redação do Portal Contexto recebeu denúncia nesta quarta-feira, 28, de uma possível falha na distribuição de água para a região do Bairro de Lourdes, nas proximidades da caixa d’água geral. A moradora do setor, Mônica Furtado, de 42 anos, encaminhou um vídeo mostrando a situação da água. Confira abaixo:
A água tem saído com a coloração marrom em todas as torneiras da casa, desde a última sexta-feira, 24. Segundo ela, na região, pelo menos outras duas casas vinham tendo o mesmo problema desde então.
O questionamento de Mônica dá-se ao fato de que não é a primeira vez que ela tem algum problema com o fornecimento de água em sua residência. Em outras ocasiões, ela alega que isso vinha acontecendo por, pelo menos, duas vezes na semana, e que, quando tenta contato com a Saneago, sua ligação é redirecionada para a central, em Goiânia, e que o excesso de burocracia sempre atrapalha a resolução do problema.
“Quando ligamos, cai em Goiânia. Nunca sabem de nada. Nossa maior dificuldade é fazer contato com a Saneago. Para você ter uma ideia, quando falta água, a gente liga, pega um protocolo e recebe uma informação. Daí, 6 horas depois, ligamos de novo e falam que não há reclamação registrada. Quando falamos que temos protocolo, nome e hora do atendimento, mudam de conversa e dizem que vão entrar em contato com a central e, só depois, será repassada uma nova informação. É tudo muito burocrático.” Disse a moradora à redação.
A engenheira e gerente regional da Saneago, Tânia Valeriano, informou que o problema da coloração da água pode ter relação com a falha de energia na estação do Piancó, ocorrida no último fim de semana. Segundo ela, a coloração da água pode mudar por causa do acúmulo de limo, que é normal em lugares úmidos e “parados”, mas que a presença dos agentes na água, como o cloro, cuidam para que os micro-organismos não fiquem vivos.
Foi solicitado o endereço da moradora e, hoje, 29, pela tarde, uma equipe foi até o local verificar e regularizar a situação
Falha no Piancó
Na última sexta-feira, 24, houve falta de energia no sistema de captação do Piancó. Os técnicos foram até o local para restabelecer a energia, a fim de que o bombeamento fosse retomado mas, em algumas regiões mais altas, chegou a faltar água. Até o dia seguinte, tudo estava normalizado.