Morreu nesta quarta-feira (12.nov), em Anápolis, aos 74 anos de idade, o ex-presidente da Câmara Municipal de Anápolis José Escobar Cavalcante, político que teve papel importante na luta pela redemocratização.
Escobar exerceu seu primeiro mandato na legislatura de 1983 a 1985. Foi reeleito para um mandato que foi de 1986 a 1988, quando foi eleito presidente do Legislativo anapolino no biênio 1987-1988.
José Escobar também foi vereador entre 1989 e 1992. Fez parte do grupo de constituintes que confeccionaram, votaram, aprovaram e promulgaram a Lei Orgânica do Município de Anápolis (Loma), em 5 de abril de 1990.
No mandato seguinte, entre 1993 e 1996, Escobar exerceu mais uma vez a presidência da Câmara de Anápolis, no biênio de 1993 a 1994.
Escobar foi importante na organização dos vereadores enquanto agentes políticos, fazendo parte dos fundadores da União dos Vereadores do Brasil (UVB). O ex-vereador escreveu um manual com ensinamentos para aqueles que exercem o cargo.
José Escobar era natural de Juazeiro, na Bahia, mas chegou a Anápolis nos primeiros anos de vida. Fez parte da ala jovem do PMDB que ingressou na política buscando a redemocratização e a defesa de pautas ligadas às causas sociais.
Em seus últimos anos de vida, José Escobar se dedicou à busca da autoria do homicídio do seu filho Fábio Escobar, ocorrido em Anápolis em junho de 2021.
O velório será realizado no Plenário Teotônio Vilela, na Câmara Municipal de Anápolis, a partir das 8h da manhã.

Leia também: Veja as declarações de Roberto Naves e José Escobar sobre acusação no crime de Fábio Escobar
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




