No dia 28 de fevereiro, durante abordagem na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil e o Paraguai, a Receita Federal efetuou duas apreensões em ônibus distintos. O fato foi divulgado ontem (05/03) pelo órgão.
Durante a fiscalização padrão, os servidores notaram comportamentos suspeitos em duas passageiras, o que levou a uma inspeção mais detalhada.
A inspeção revelou celulares de alto valor agregado ocultos e amarrados por fitas nos corpos das mulheres.
Uma delas admitiu estar envolvida no transporte ilegal dos celulares em troca de R$ 50.
Entre as duas abordagens, foram confiscados 37 celulares em uma mulher e 38 na outra, totalizando 75 dispositivos apreendidos avaliados em R$ 80 mil.
Descaminho
O descaminho é uma prática ilegal que prejudica diretamente a economia do país, já que resulta na sonegação de impostos cruciais para investimentos em áreas vitais como saúde, educação e segurança pública.
Leia também: Projeto dispõe que idosos com mais de 70 anos possam decidir sobre regime de casamento
Além disso, tal prática gera uma competição desleal com os comerciantes que operam de acordo com as leis fiscais.
As operações realizadas pela Receita Federal demonstram o empenho da instituição em combater de maneira contínua os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e munições praticados por esse modus operandi, garantindo a integridade do comércio legal e a proteção dos interesses nacionais.
A atuação firme e constante do órgão tem-se mostrado fundamental na luta contra o contrabando e a sonegação fiscal, protegendo a economia do país, a saúde e a segurança dos cidadãos, cumprindo sua missão institucional. (Com informações da Receita Federal)