Investimento de R$ 100 milhões para fábrica de carregadores elétricos em Anápolis
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), assinou nesta segunda-feira (28/4) o Protocolo de Entendimento que confirma o investimento e a instalação da multinacional chinesa Teld Eco Charger no Estado. O titular da SIC, Joel Sant’Anna, assinou o acordo em Qingdao, sede da empresa na China, ao lado do vice-presidente da Teld, Tiecai Liu. A indústria será instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), com um investimento estimado em R$ 100 milhões.
A Teld é responsável por 42% da produção de carregadores elétricos na China e é uma das principais fabricantes globais de equipamentos para carros e ônibus elétricos. Além da unidade fabril em Anápolis, a empresa também implantará três eletropostos de carregamento rápido em Goiânia. Esses pontos de recarga terão um tempo estimado de até 20 minutos por recarga, sendo os primeiros do setor a oferecer essa infraestrutura no estado.
“A chegada da Teld é um marco para Goiás. O fato de essa gigante asiática ter escolhido se instalar em nosso estado demonstra a potência da economia goiana e posiciona Goiás na vanguarda do desenvolvimento sustentável”, comemora Joel Sant’Anna.
Missões internacionais
O Governo de Goiás tem intensificado sua agenda de missões internacionais, especialmente na China. O objetivo é atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento. Um exemplo desse esforço é a instalação da gigante Weichai, também chinesa, em Itumbiara. Esse feito foi resultado de uma missão liderada pelo governador Ronaldo Caiado.
A parceria com a Teld começou em novembro do ano passado, durante uma missão oficial coordenada por Joel Sant’Anna, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Na ocasião, foram realizadas visitas técnicas e estudos para a implantação de carregadores elétricos em novos empreendimentos, além de articulações que culminaram na instalação da fábrica em Anápolis e dos três eletropostos em Goiânia.