A revista Você S/A, de circulação nacional, trouxe, recentemente, uma pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, que apontou Anápolis no rol das 100 melhores cidades brasileiras para se fazer carreira. De Goiás, além de Anápolis, somente Goiânia aparece no ranking, que é liderado por São Paulo -SP. O levantamento dá a Anápolis a 88ª. posição e a 18ª. posição para Goiânia. Nada mal, já que este não é o único indicador positivo que coloca o Município em situação privilegiada para atrair novos habitantes e investimentos.
Em 2007, a Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informação, órgão ligado à Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás, divulgou um caderno especial com o ranking dos municípios mais competitivos. Neste estudo, não foi incluída a Capital. Anápolis apareceu na liderança do ranking, que observou os seguintes requisitos: dinamismo; riqueza econômica; infra-estrutura econômica, localização estratégica e logística; qualidade de vida; mão-de-obra; infra-estrutura tecnológica; políticas de incentivos financeiros e tributários.
As análises dos resultados das pesquisas, em ambos os casos, apontaram a industrialização como a principal âncora do dinamismo da economia local, com destaque para o pólo farmacêutico, hoje com mais de 20 laboratórios em plena operação. Isso, num prazo inferior a 10 anos, desde que, oficialmente o pólo foi criado, no ano de 2000, poucos meses após a sanção da lei dos medicamentos genéricos. Esse foi o filão escolhido para este Arranjo Produtivo Local, que passou a ser uma vitrine do segmento.
Melhores cidades para se fazer carreira
1º. São Paulo – SP
2º. Rio de Janeiro – RJ
3º. Vitória – ES
4º. Barueri – SP
5º. São Caetano do Sul – SP
6º. Belo Horizonte – MG
7º. Porto Alegre – RS
8º. Brasília – DF
18º. Goiânia – GO
88º. Anápolis – GO
Fonte: Revista Você S/A
Municípios goianos mais competitivos
1º. Anápolis
2º. Rio Verde
3º. Catalão
4º. Aparecida de Goiânia
5º. Itumbiara
6º. Senador Canedo
7º. Jataí
8º. Luziânia
9º. Caldas Novas
0o. Niquelândia
Fonte: Sepin/Seplan – Governo de Goiás