A cidade de Anápolis, hoje, depois de Goiânia (capital do Estado), é o principal pólo de saúde. Mesmo com a crise recente que atingiu os hospitais particulares, o município tem uma estrutura que conta com 22 hospitais e 1.469 leitos que atendem à demanda local e de pacientes que vêm de várias outras cidades ao seu entorno.
Na rede pública, o município tem como referências o Hospital de Urgências, a Santa Casa de Misericórdia e a Unidade Oncológica, além do sistema municipal, que conta com mais de 40 unidades do Programa de Saúde da Família. E, ainda, programas do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, tais como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Farmácia Popular, o Brasil Sorridente, dentre outros.
No setor privado, são dezenas de clínicas especializadas nas mais diversas áreas, com tratamentos especializados para visão, estética, longevidade, dentre outros. Também há hospitais de referência, dentre eles: o Hospital Evangélico Goiano, o Hospital Espírita de Psiquiatria, o Hospital de Queimaduras e a Maternidade “Dr. Adalberto Pereira”.
Há um ano, foi implantado, no município, o primeiro curso de medicina, através do Centro Universitário UniEvangélica. Também há, nas faculdades do município, oferta para a formação profissional nas áreas de Odontologia, Farmácia e Enfermagem.
RAIO- X DA SAÚDE EM ANÁPOLIS
Posto de Saúde 3
Centro de Saúde/Unidade Básica
41
Policlínica
12
Hospital Geral
15
Hospital Especializado
7
Pronto Socorro Geral
1
Consultório Isolado
67
Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade
42
Unidade de Apoio Diagnose e Terapia (Sadt Isolado)
33
Unidade Móvel Terrestre
1
Unidade Móvel de Nível Pré-Hosp – Urgência/Emergência
1
Unidade de Vigilância em Saúde
1
Cooperativa
1
Hospital/Dia – Isolado
2
Central De Regulação de Serviços de Saúde
1
Centro de Atenção Psicossocial
2
TOTAL 230
Fonte: Ministério da Saúde/ Secretaria de Assistência à Saúde/ DataSUS