Pouco comum, um músico anapolino colocou o seu conhecimento à disposição para que outras pessoas, iniciantes ou não, possam através da leitura musical aprender a tocar um dos instrumentos mais nobres e, ao mesmo tempo, popular: o violão.
Assim, surgiu o livro: “Leitura no Violão para Ensino Coletivo- Trios e Quartetos”, idealizado e elaborado por Adriano Assis.
A publicação, inclusive, já tem data marcada de lançamento: será no próximo dia 28, às 19 horas, na biblioteca do Sesc, em Goiânia (Rua 15- Setor Central).
A ideia do livro, segundo Adriano, surgiu a partir do trabalho constante com turmas heterogêneas, ou seja, com alunos iniciantes e iniciados juntos, bem como da necessidade de lidar com alunos com níveis de aprendizados diferentes e, ainda, buscando respeitar o crescimento de cada um, sem impedir o avanço do aluno mais esforçado e, também, sem exigir muito daquele aluno que demora um pouco mais para progredir.
“Isso me levou à elaboração de um repertório em que o aluno inicia com leituras simples, utilizando cordas soltas e rítmica fácil e, aos poucos, progride para leituras mais complexas, com técnicas e rítmicas mais exigentes”,
explica o músico e escritor.
O objetivo, pois, é proporcionar a professores e alunos um repertório que favoreça o aprendizado da leitura musical dentro do contexto de aulas coletivas.
Por isso quase todas as leituras são melódicas, aparecendo apenas em uma música acordes de 2 notas. Esta escolha foi feita a fim de fornecer aos professores e alunos uma grande quantidade de leituras melódicas aplicadas em contexto de música de câmara.
O livro é composto por um repertório progressivo de “Trios E Quartetos de Violões” e cada música foi denominada de “trio didático” ou “Quarteto didático”.
Nos Trios, o Violão 1 faz a Melodia, o Violão 2, o complemento Harmônico e o Violão 3 faz a linha dos Baixos.
Nos quartetos, o Violão 1 toca a Melodia, Violões 2 e 3 fazem o complemento harmônico e o Violão 4 é o responsável pela linha dos baixos.
Destaca-se que cada professor pode decidir esta sequência de acordo com suas necessidades em sala de aula.
O importante é começar pelo violão 2, que é sempre o mais simples, tanto em leitura quanto em dificuldade técnica.
Na segunda parte do livro, encontramos músicas que exploram Colcheias, Semicolcheias, Colcheias Pontuadas, Ligados, Dinâmicas, Crescentes, etc., ampliando, assim, o nível da leitura.
A terceira e última parte possui um repertório complementar com duas músicas.
O livro também pode ser utilizado de outras formas, inclusive em aulas individuais em que o aluno leia uma das vozes e o professor leia outra voz, ou quando um grupo toca o Violão 1, o outro grupo, o Violão 2 e o professor, o Violão 3. Também essas combinações podem ser feitas de acordo com a necessidade de cada professor.
Participaram da gravação dos áudios o próprio autor Adriano Assis e os violonistas Danillo Dutra, Andréa Alencar e Franklin Machado, com técnica e mixagem de Fabiano Menezes (Estúdio Recanto).
O livro, reforça Adriano, vem suprir uma lacuna no mercado editorial musical, carente em materiais de leitura musical para ensino coletivo com leituras progressivas e que mescle alunos iniciantes com alunos mais avançados. O livro também possui áudios que podem ser baixados no site do autor.
O prefácio foi escrito pelo Violonista, Compositor e Arranjador Ulisses Rocha que é Professor Doutor do Departamento de Música da Unicamp e professor convidado na University of Florida.
A publicação conta com a participação de Dilmar Santos (diagramação) e Giovanna Carolina, que fez a aquarela da capa. Ambos são de Anápolis. A foto para a matéria é de Ricardo Seud.
Quem é?
Adriano Assis é violonista, professor e pesquisador da didática do violão. Criado na histórica cidade de Pirenópolis, mudou-se para Anápolis na infância, envolveu-se com a arte desde muito cedo, por meio de aulas de desenho e pintura, estudou na Escola de Artes Oswaldo Verano.
Seus estudos musicais começaram aos 14 anos, devido à sua paixão pela música e por influência do pai e amigos. Graduado em Violão Popular na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC), atuou como professor em escolas de música e também de ensino fundamental.
Tem se especializado no ensino de violão para crianças a partir dos quatro anos de idade através do Método Suzuki. Fez curso de Filosofia Suzuki com a professora Shinobu Saito e Curso de Violão Suzuki Livros 1, 2, 3 e 4 e Estratégias de Ensino com a professora MaryLou Roberts (EUA) e Rolando Freitag (EUA).
Atualmente está cursando o Bacharelado em violão clássico na classe do renomado professor Eduardo Meirinhos. Atua, também, no ensino de Teoria Musical, Harmonia e Improvisação.
Atuou como músico acompanhando diversas bandas de baile, duplas sertanejas e cantores nas cidades de Anápolis e Goiânia onde mora desde 2017, em destaque para Maida e Marcelo, Vitor Hugo e Daniel, Luiz Paulo e Pantanal, Carlinhos Trivelli, Lilian Porto, Banda Apprize Music e Cláudia Garcia (Goiânia).
Como concertista, realiza apresentações de violão solo e junto com o maestro e violinista Isaac Gonçalves forma o Duo Brasilidades.