A primeira-dama e secretária de Assistência e Políticas Sociais, Carla Lima Corrêa anunciou, recentemente, que as comemorações natalinas em Anápolis serão centralizadas, em grande parte, na Praça Bom Jesus.
O local deve começar a receber a decoração pelos próximos dias. Afinal, tem de ficar bonita a atrativa para receber as pessoas que vão às ruas. Aliás, a proposta do Natal na região central, vem também como uma forma de dar visibilidade e apoiar o comércio. O que vem de encontro também à proposta de requalificação do Centro, um processo que vem sendo trabalhado desde o início da gestão do prefeito Márcio Corrêa.
A Praça Bom Jesus já foi por muitos anos, o point natalino da cidade. Tem muita história envolvida. Alguns ainda vão se lembrar das ruas Barão do Rio Branco e Avenida Goiás e a praça com enfeites daquelas lâmpadas comuns pequenas e coloridas, trançadas ao longo dos logradouros. Era muito simples, mas era o que se tinha para fazer a magia do Natal.
Em uma loja ou outra, como na Ipanema, encontrava-se o sorridente papai-noel distribuindo balinhas para as crianças.
A Catedral do Bom Jesus também acompanhava o colorido da festa, além de sua tradicional programação de missas.
Bem no centro da praça, a fonte luminosa jorrava águas coloridas para cima, no embalo de músicas da época. E ali, tinha ainda o Cine Santana, além de sorveteria, pastelaria e outros atrativos gastronômicos, bem como vários estabelecimentos varejistas.
A Praça Bom Jesus concentra alguns monumentos, como o do fundador da cidade, Gomes de Souza Ramos, inaugurado no cinquentenário de emancipação, em 1957. Na parte lateral, há uma placa com um resumo da história de Anápolis.
Infelizmente, esse patrimônio histórico e cultural anapolino não recebeu o cuidado que deveria e, ao longo dos anos, vem se deteriorando e sendo alvo de vândalos.
Urna: segredos
A urna do cinquentenário também estava lá até ser desenterrada em 2007, na gestão do então prefeito Pedro Sahium, durante a comemoração do centenário de emancipação.
No mesmo local, encontra-se enterrada a “urna do centenário”, com várias fotos, documentos e objetos. Essa urna deve ser aberta pelo grupo de escoteiros em 31 de julho de 2057.
No fundo da Praça Bom Jesus, está o prédio da Galeria de Artes Antônio Sibasolly, que foi inaugurada em 1982, mas ela funcionava no hall do Teatro Municipal, no prédio do Centro Administrativo.
A mudança ocorreu em 2004. O prédio, que já foi o Fórum da Comarca local, tem a sua arquitetura preservada.
Completando o cenário, a vegetação com palmeiras e outras espécies de grande porte dão o toque especial à Praça Bom Jesus, que terá resgatado seu protagonismo nas comemorações natalinas do município.
Portanto, que a fé, a alegria e a magia da data, que celebra o nascimento de Jesus, estejam naquele local, a praça do povo e da sua história.
Leia também: Márcio Corrêa faz cobranças à Saneago; “Anápolis merece serviço de excelência!”








