Ao longo dessas duas décadas, não apenas narramos a vida da cidade, mas também contribuímos ativamente para seu desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda, o que fortalece outros setores do município.
O cenário político em Anápolis é vibrante e apaixonado, refletindo o espírito participativo de seus cidadãos. No entanto, em tempos de eleição, essa paixão pode se transformar em tensão. Observamos que, como em pleitos anteriores, o atual período eleitoral tem sido marcado por um acirramento de ânimos e trocas de acusações entre grupos políticos, gerando ansiedade e, em alguns casos, manifestações mais agressivas, até mesmo com ameaças veladas de violência.
Diante desse cenário, o CONTEXTO, fiel à sua postura de equilíbrio e razão, decidiu suspender a divulgação de pesquisas de intenção de voto nesta reta final das eleições.
Pesquisas são um retrato momentâneo das intenções dos eleitores e por isto realizamos diversas rodadas com diferentes institutos. Mas nesta reta final, com ânimos tão acirrados, entendemos que as opiniões do eleitor podem mudar rapidamente devido a diversos fatores, como debates, escândalos e cobertura midiática.
No primeiro turno das eleições de 2024 em Anápolis, 71,29% dos eleitores compareceram às urnas, enquanto 28,71% se abstiveram de votar. Além disso, 2,55% dos votos foram em branco, e cerca de 3,66% foram anulados.
Este cenário pode mudar significativamente no segundo turno, e acreditamos que divulgar pesquisas agora poderia mais confundir do que esclarecer, especialmente com o alto número de eleitores que ainda não registraram seu voto.
Nossa decisão é um gesto de respeito aos eleitores, e aos dois candidatos a prefeito de Anápolis que merecem um ambiente de votação livre de pressões indevidas. Confiamos no discernimento dos anapolinos e na sua capacidade de decidir com consciência e responsabilidade.
Continuaremos a cumprir nosso papel de informar com integridade, sempre buscando contribuir para uma sociedade mais justa e esclarecida. Agradecemos pela confiança depositada em nós ao longo desses anos e reafirmamos nosso compromisso com a verdade e a ética, hoje e sempre.
Vander Lúcio Barbosa
Editor-Chefe do Jornal CONTEXTO
Leia também: Câmara aprova Refis 2024. Adesão deve começar na próxima segunda-feira (28)