Confira as últimas notas policiais ocorridas em Anápolis e região no decorrer da semana. Primeiramente veiculada na edição 837 do Jornal Contexto.
Agrotóxicos
Cerca de 20 mil quilos de agrotóxicos contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Militar, na madrugada de quarta-feira (23), em Goiânia. Policiais do Comando de Operações de Divisas – COD, em operações, realizaram a abordagem a uma combinação de veículos de carga, conduzida por um homem de 38 anos, que declarou que estava transportando alimentos. Ao retirar a lona do compartilhamento de cargas, foi constatado que se tratava de agrotóxicos proibidos no Brasil, sendo o maior volume do produto apreendido em Goiás. O agroquímico ilegal, fabricado no Paraguai, tem a comercialização proibida no Brasil, por causar graves danos à saúde humana e ao meio ambiente. Os veículos e a carga foram encaminhados para a Polícia Federal , em Goiânia. O condutor, preso e autuado em flagrante pelo crime de contrabando.
Drogas e armas
Equipes do 4°BPM e BPMCHOQUE, após informações sobre um possível tráfico de drogas, no Bairro Arco Verde em Anápolis, deslocaram em averiguação. Após diligências as equipes localizaram vários tabletes de maconha, e posteriormente, já em Senador Canedo, encontraram mais entorpecentes em uma residência que era utilizada pelos os criminosos para armazenar a droga. No total, foram apreendidos 42 quilos de maconha, 01 arma de fogo cal.32, 15 munições e 02 balanças de precisão. Em razão dos fatos os autores foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a Central de Flagrantes.
Operação Paenitere
A Polícia Civil de Goiás deflagrou, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), nesta quinta-feira 24, a Operação Paenitere, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa cujos integrantes estavam radicados em Goiás. O grupo é suspeito de praticar estelionato na modalidade golpe do novo número, em que o estelionatário se passa por alguém para conseguir dinheiro de amigos e família desta pessoa, bem como lavagem de capitais. Foram cumpridas 13 medidas cautelares. Efetivamente, apurou-se que os investigados são suspeitos, ainda, de aplicarem este golpe citado em uma senhora idosa, mãe de uma modelo de notoriedade internacional, ocasião na qual R$ 124.845,00 foram obtidos de forma fraudulenta. As investigações tiveram início em 25 de junho de 2021, e constatou, também, que o grupo criminoso também está presente em outros estados do Brasil.
Crimes cibernéticos
A Polícia Civil, por meio da equipe da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), cumpriu na terça-feira, 22, mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 29 anos, identificado pela equipe da especializada, que promovia, em redes sociais da internet, anúncios de venda de notas de dinheiro falsas. Restou evidenciado que o representado não possuía tais cédulas falsas e, na verdade, enganava os interessados que, visando também a prática de crimes, encomendavam tais notas. O suspeito seguirá indiciado pelo crime de estelionato com pena de reclusão de 1 a 5 anos.
Genro X Sogra
A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Pirenópolis cumpriu na terça-feira, 22, mandado de prisão preventiva contra um homem de 22 anos de idade por descumprimento de medidas protetivas de urgência. Após muitos desentendimentos e ameaças praticadas contra a sogra, a vítima procurou a Polícia Civil e relatou o tratamento que vinha recebendo por parte do genro, solicitando medidas protetivas de urgência. O Judiciário acolheu o pedido e os motivos da mulher, de 38 anos de idade, e deferiu medidas protetivas de urgência, proibindo o genro de estabelecer qualquer tipo de contato com a sogra. Após ignorar essas medidas reiteradas vezes, a Polícia Civil informou a desobediência ao Judiciário e solicitou a cautelar de prisão. Os policiais civis localizaram o suspeito, que foi preso pelo crime descrito no artigo 24-A, da lei Maria da Penha, lei 11.340/06. Condenado, poderá pegar até 3 anos de detenção.
Giroflex
– Após compartilhamento de informações entre vários grupamentos da PM, policiais localizam indivíduo de alta periculosidade que possuía diversas passagens criminais, membro de facção criminosa, com um mandado de prisão em aberto pelos crimes: Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e Organização Criminosa. O indivíduo foi conduzido à delegacia para cumprimento dos procedimentos legais.
Operação Carnaval mira motoristas que bebem e assumem o volante
– Equipes 28° BPM realizam a Operação Comércio Seguro, com intensificação dos patrulhamentos e monitoramentos nas áreas comerciais, bem como, visitas comunitárias nos comércios para proporcionar mais segurança aos comerciantes e consumidores.