Confira as últimas notas policiais ocorridas em Anápolis e região durante a semana. Primeiramente veiculada na edição 855 do Jornal Contexto.
Golpista do PIX I
A Polícia Civil, por meio da equipe da Delegacia Municipal de Uruaçu e da Delegacia de Campinorte, cumpriu, na quarta-feira (15), mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor de um homem. Os mandados fazem parte do escopo da operação “Lucro Fácil, Cadeia à Vista” e o conduzido já havia sido preso anteriormente. Após investigação policial, com apoio da Gerência de Operações de Inteligência da PCGO, verificou-se que o indivíduo, considerado um dos maiores estelionatários do norte goiano, cometeu uma série de crimes na região, causando prejuízos em especial aos comerciantes locais.
Golpista do PIX II
Seu modus operandi era o de simular fazer pagamento via pix, que não era feito, levando, na sequência, os objetos adquiridos de forma fraudulenta. Previamente, foi preso preventivamente, permanecendo preso por mais de um ano. Em liberdade esse ano, mediante medidas cautelares diversas da prisão, voltou a delinquir da mesma forma, com a adição do uso de cheques fraudulentos. O homem estava de posse de um veículo de luxo, o qual não teve sua procedência ou propriedade esclarecida. O veículo era usado para aplicar os golpes, já que era usado pelo conduzido que se apresentava aos comerciantes como filho de fazendeiro de soja, ganhando a confiança das vítimas.
Violência contra idosos
Na quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Anápolis deflagrou uma operação que visitou 15 residências onde havia relatos de agressões físicas, psicológicas e patrimoniais contra esta parcela da população. Três idosos foram resgatados para abrigos da cidade e cinco inquéritos policiais foram instaurados para complementarem as provas necessárias para a responsabilização criminal. Esta violência doméstica, praticada em regra por filhos e netos, exige postura peculiar da Segurança Pública, priorizando o bem estar da vítima e sua reinserção no meio familiar.
Queijo irregular I
Após compartilhamento de informações com DECAR-PCGO e PRF, equipes de FORÇA TÁTICA 5013 e 5001 localizaram e abordaram um caminhão que estava com uma carga de queijo mussarela de forma irregular. Durante a abordagem foram localizados cerca de 400 quilos de queijo que estavam em caixas e envolto em uma lona preta. Esses eram transportados de forma irregular sem qualquer garantia específica para consumo ou manutenção da temperatura exigida pelos órgãos competentes. O condutor do caminhão afirmou as equipes que trouxe aproximadamente 04 toneladas de mussarela e que teria descarregado aproximadamente 03 toneladas na cidade de Corumbá de Goiás.
Queijo irregular II
Após diligências na cidade de Corumbá, as equipes da FORÇA TÁTICA, DECAR, ARI 3º CRPM e a equipe da cidade de Corumbá, foram localizadas as 3 toneladas e identificado os receptadores que se apresentarão na DECAR em Goiânia. Segundo apurado, a carga era de uma empresa de Xinguara-PA e deveria descarregar em Belém-PA, porém deslocou para Anápolis para a distribuição da carga. Provavelmente o anúncio falso de roubo seria feito posteriormente.
Receptação
Na tarde de quarta-feira (15), durante patrulhamento, policiais do 28°BPM avistaram um indivíduo em atitude suspeita conduzindo uma motocicleta. Após averiguação, foi observado que o veículo era de origem duvidosa. Diante dos fatos, a equipe conduziu o abordado e a motocicleta para a Central de Flagrantes, onde foi apresentado para o Delegado de plantão e posteriormente, lavrado Auto de Prisão em Flagrante pelo crime de receptação.
Giroflex
– Equipe de CPE – Anápolis, após informações de um roubo de um veículo Renault Sandero, ocorrido no Residencial Araguaia, intensificou o patrulhamento pelas imediações quando, no bairro Jardim Peixoto, veio a recuperar o veículo.
– Em patrulhamento pelo setor Central, uma equipe da CPE Anápolis logrou êxito em recuperar um veículo Fiat/MOBI LIKE produto de apropriação indébita. Fato ocorrido no dia 28 de abril último. Três elementos foram conduzidos à Central de Flagrantes.
– Na manhã desta quarta-feira (15), o Comando do 28º BPM participou da formatura do 14º Curso de Operações de Inteligência Policial Militar. A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado em Goiânia e contou com a participação do Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, do Comandante e Subcomandante-Geral da PMGO e demais autoridades.
– Na oportunidade, um dos policiais do 28º BPM concluiu o curso e agora empregará os conhecimentos no serviço de inteligência do Batalhão.