O nó da saúde
O secretário Luiz Carlos Teixeira (Saúde) informou que Anápolis tem carência de seis médicos do Programa de Saúde da Família, o que resulta em desfalque nas equipes plantonistas. O município se habilitou para receber profissionais do programa Mais Médicos do Governo Federal, e negocia com a Faculdade de Medicina para engajamento de formandos na rede pública local.
Ainda assim…
A secretaria de Saúde assegura que existem pediatras para atendimento ininterrupto no Cais do Jardim Progresso e Cais Abadia Lopes da Fonseca, na Vila São Joaquim.
Menos hospitais
O anúncio do fechamento de mais dois hospitais estimulou a Manchester a programar para 12 de dezembro o I Seminário Hospitalar de Anápolis, com apoio da Associação Médica, Sindicato dos Médicos e Prefeitura. A busca de solução por meio do debate é a estratégia da emissora para definir uma solução ao problema.
Retração prejudicial
Foram fechados os Hospitais Santa Paula, Dom Bosco, Ortopédico, São Judas Tadeu, a Clínica Maurity Escobar e a Casa de Saúde Nossa Senhora de Lourdes. Recentemente o Hospital da Criança e a Clínica Matermaria optaram por suspender o recebimento de pacientes para internações. Menos hospitais, significam mais problemas para a população, especialmente nos casos de cirurgias eletivas, que, a propósito, já estão represadas.
Direito de defesa
Ainda que apoiado por dez advogados escalados pela OAB, o defensor público em Anápolis, Antônio José Isaac Neto, tem dificuldades para executar sua incumbência. Cleomar Riso (Defensoria Estadual) visitou a cidade e falou à Manchester da necessidade de contratação de funcionários para reforçar a assistência jurídica local aos réus pobres.
Briga de irmãos
Um veículo Pálio, da Divisão de Posturas, placa AHX 3732, devidamente plotado e em plena atividade, foi apreendido pela CMTT, quando era dirigido pelo servidor Aguimar de Siqueira. A apreensão ocorreu na Rua Engenheiro Portela, 171, centro. O veículo estaria com impostos atrasados.
Hora do voto
Está em andamento o processo eleitoral para a escolha de diretoras em 93 escolas da rede municipal e 28 Cmeis – Centros Municipais de Ensino. Em doze unidades haverá disputa nas eleições programadas para 29 de novembro.
Sobrecarga na justiça
Em reposta ao ouvinte Eurípedes Silva, que ligou à Manchester para reclamar da morosidade na Vara de Família, o juiz Carlos Limongi confirmou o déficit de juízes. A única juíza despachando na referida vara tem sob sua responsabilidade aproximadamente oito mil processos. Como é impraticável dar resposta a tantas ações, a magistrada Mônice de Souza Balian Zacariotti seleciona as situações mais críticas para editar sentenças, especialmente nos processos para assegurar o pagamento de pensão alimentícia.
Menores infratores
Está cada vez mais próximo de execução o projeto do Centro Socioeducativo de Anápolis, segundo garantiu à Manchester o presidente da Agetop, Jayme Rincón. A licitação encerrada em setembro foi cancelada por orientação da Procuradoria Geral do Estado, mas outro processo foi rapidamente iniciado. Dia 28 de novembro os envelopes serão abertos para definição da empreiteira encarregada de executar o serviço.
Mais agentes
Uma equipe de 31 agentes do Juizado da Infância e da Juventude concluiu quarta-feira o curso de preparação. O advogado Odair Borges, chefe do juizado, informou que o primeiro critério de seleção dos novos comissários foi o da ficha limpa. Depois eles foram treinados, e, nos próximos seis meses os agentes ficarão sob observação no trabalho de campo. Os que demonstrarem aptidão para o serviço serão efetivados. Dez mulheres fazem parte do corpo de comissários.
Paz no campo
Um sofisticado software possibilitará a transmissão de dados via satélite, para execução de um projeto de segurança na região rural de Anápolis. O programa de rastreamento foi apresentado em reunião da diretoria do Sindicato Rural, envolvendo associados e representantes da empresa autora da proposta. O projeto, denominado Vizinhança Solidária, permitirá que ruralistas, a partir de um equipamento instalado em suas propriedades, fiquem em contato permanente com a Polícia Militar, para acionamento de viaturas em caso de necessidade.
Licitação do lixo
A publicação do edital, dia 12 de novembro, colocou em andamento a licitação para definição da empresa que fará a limpeza urbana de Anápolis, a partir de 2014. O edital está disponível no site da Prefeitura, e as propostas poderão ser apresentadas até 18 de dezembro. As empreiteiras queriam fatiar o processo com uma licitação para cada serviço: varrição, coleta de lixo, capina, poda de árvores e manejo do aterro sanitário, mas a proposta foi derrubada pela Prefeitura com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios.
Demolição polêmica
O prefeito Antônio Gomide explicou à Manchester que vai aguardar a notificação, pela Justiça, determinando a demolição da parte dois do terminal do transporte urbano, para abrir uma discussão sobre o assunto. Antônio Gomide quer propor uma solução de bom senso e de consenso para evitar que o terminal seja demolido, em razão da importância daquela estrutura na estratégia que permite o atendimento diário de milhares de usuários, a partir da integração de 100% das linhas.
Licitação emperrada
Antônio Gomide ponderou que a licitação está paralisada na Justiça, e esse entrave prejudica a realização de investimentos no transporte de passageiros em Anápolis. Não é recomendável à TCA investir em um sistema que é objeto de licitação de resultados imprevisíveis.