A vítima é o Procon
Concebido para defender interesses alheios, o Procon de Anápolis agora está na posição de vítima. Menos de cinco anos depois de inaugurado, seu prédio na Avenida Belo Horizonte, por incapacidade da empreiteira que o construiu, apresentou enormes e perigosas rachaduras. A Construtora Portal foi contratada para refazer o malfeito e ampliar o prédio. Mesmo recebendo em dia, abandonou a obra, sem qualquer explicação.
Enquanto isso…
O Procon funciona improvisadamente na Avenida Getulino Artiaga, até que seja feita nova licitação para retomada da reforma que está paralisada.
Futebol e eleição
Em 2002 o Brasil foi campeão mundial, e, ainda assim a oposição venceu a eleição, com Lula. Nas duas Copas do Mundo seguintes, em 2006 e 2010, as derrotas brasileiras no mundial não impediram a situação de vencer as eleições presidenciais. O médico Elias Hanna, comentarista da Manchester, analisa que esses fatos revelam que inexistem vínculos entre futebol e política.
Mas…
A agitação popular devido aos bilhões gastos na preparação da Copa do Mundo pode ter reflexos político-eleitorais, especialmente se o Brasil for eliminado precocemente do campeonato. É a opinião de Elias Hanna.
O dia da caça
O agricultor Ademar José Luiz, residente na zona rural de Gameleira, montou um garruchão (armadilha para matar animais), e ele próprio foi atingindo. A arma disparou em momento impróprio, lhe atingiu e quase arrancou seu braço. O homem foi atendido em Anápolis no Hospital Municipal.
Mais confusão no trânsito
Foi iniciada a construção de galeria na Avenida JK, para captar água das chuvas. A rede será construída em módulos (dois quarteirões por vez), para menor impacto no trânsito. A galeria começará no cruzamento das Avenidas Jamel Cecílio e JK, se estenderá até ao antigo Posto do Amador, seguirá rumo à Igreja Nossa Senhora dos Anjos e entrará no Jundiaí em direção ao Jardim Europa pela Avenida A, até desaguar no Córrego Água Fria.
Desfalque de magistrado
O diretor do Fórum de Anápolis, Carlos Limongi Sterse, informou que no máximo em 45 dias será designado um juiz para responder pelo 2º. Juizado Especial Civil, na Vila Esperança. O titular Aldo Saad Sabino de Freitas foi transferido a pedido para Goiânia, e, provisoriamente, o juiz Algomiro de Carvalho responde pelo juizado. Como se trata de provimento temporário, as audiências não são diárias, prejudicando o andamento dos processos que tramitam no juizado.
Farmácia denunciada
Farmacêuticos desonestos fraudaram em Anápolis o programa Farmácia Popular, projetado nacionalmente pelo Governo Federal. A procuradora da República Ana Paula de Gois Araújo, informou que a Polícia Federal fechou o inquérito envolvendo uma das farmácias e encaminhou a documentação para a Justiça Federal. Outras drogarias que praticaram as mesmas irregularidades na cidade estão sendo investigadas e em curto tempo seus proprietários também serão denunciados à Justiça Federal.
Como funciona
A Polícia Federal descobriu que, por meio de receitas, formulários e documentos pessoais falsos, alguns farmacêuticos de Anápolis simularam vendas e receberam do Ministério da Saúde por remédios que não foram entregues à população. Os acusados estão sendo enquadrados legalmente por estelionato
Festa católica
A comunidade católica de Anápolis é convidada a participar da Festa de Louvor a Imaculada Conceição, a partir desta quinta-feira e até domingo, 18. O local dos eventos é a Paróquia de São Francisco de Assis, na Praça da Imaculada Conceição, Vila Santa Maria de Nazareth. Serão realizados eventos típicos de festas desse gênero, incluindo barracas com alimentos, música, leilão e um almoço, domingo. O coordenador da festividade, Evilásio Rocha, convida a comunidade a participar do encontro que tem caráter religioso, mas que é também um momento festivo e de confraternização.
Entrega da Upa
O secretário Luiz Carlos Teixeira (Saúde) informou que, a partir de novo entendimento com o Ministério da Saúde, ficou definido que a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Vila Esperança, será até o final de junho. Todos os equipamentos e a estrutura física estão prontos. Faltam os recursos humanos, que agora são arregimentados.
Lá vem o trem
Empresários do Daia estão apreensivos com a falta de sinalização da Ferrovia Centro-Atlântica, cujos comboios atravessam o distrito. Os empresários defendem melhor sinalização ao longo da ferrovia, de forma a evitar acidentes com perdas materiais e humanas.
Carona
Algumas indústrias, ante a proximidade da inauguração da Norte-Sul, reivindicam a criação de ramais em seus pátios – medida técnica indispensável para engatar as empresas na operação das duas estradas férreas em Anápolis. Na passagem para a Plataforma Logística Multimodal, no Daia, os empresários sugerem a construção de um túnel para evitar o bloqueio do trânsito durante as manobras das locomotivas.
Faxina geral
A secretaria do Meio Ambiente elaborou em conjunto com o Consórcio GC Ambiental uma programação para, em 45 dias, fazer várias operações nos bairros para uma limpeza geral. São 19 equipes que, simultaneamente, farão coleta de lixo, corte de mato e recolhimento de entulhos. Passado o período de chuvas, segundo o secretário Francisco Carlos, o momento é apropriado para realização de uma operação para atender a população.