Dureza no banco
Justamente no dia de pagamento de aposentados e pensionistas, em sete de julho, falou dinheiro nas agências do HSBC (centro) e Banco do Brasil (agência central). Houve quem esperasse por mais de três horas para o atendimento. Cansada, uma mulher desmaiou no HSBC, mas o guarda impediu a entrada dos idosos à agência. Notificada da negligência com os aposentados, Raildete Marques (gerente-executiva do INSS), prometeu providências à Manchester.
Campo fechado
Por muitos anos uma área contígua ao Friboi, na Vila Fabril, serviu ao Campo Oscar Mioto, para jogos de futebol. O Friboi entrou com ação de reintegração de posse, na Justiça, e reconquistou o terreno, acabando com o campo, para desgostos dos esportistas locais.
Cartório em marcha lenta
Procedimentos cartoriais de registro de imóveis, antes concluídos em 24 horas, demoram até 30 dias desde a posse dos novos titulares, especialmente no 2º Cartório de Registro de Imóveis. Em uma reunião de donos de imobiliárias, os maiores prejudicados pela lentidão, a dificuldade foi discutida com o juiz Carlos Limongi Sterse que, na condição de diretor do fórum, é o corregedor natural dos cartórios.
Cartorários denunciam
Os donos de cartórios também têm queixas a fazer: eles dizem que a lentidão decorre da necessidade de checagem da documentação apresentada por donos de imóveis. Papéis falsos são usados com freqüência em Anápolis, resultando em posteriores ações judiciais contra os cartórios. Os cartorários sugerem a criação de mecanismos mais ágeis para comprovação da autenticidade dos documentos que fundamentam os registros de imóveis.
Indústrias na defensiva
Atende pela sigla NR12 a mais recente dor de cabeça do setor industrial nacional. Trata-se de um conjunto de normas reguladoras ao uso de máquinas e equipamentos e que estabelece medidas de prevenção à segurança e a saúde do trabalhador, bem como para a operação de máquinas e equipamentos, visando a prevenção de acidentes.Wilson de Oliveira, vice-presidente da FIEG, explicou à Manchester que centenas de indústrias goianas já foram autuadas e até interditadas em razão das regras adotadas pelo Ministério do Trabalho.
Descarga elétrica
Três grandes indústrias do Daia (Granol, Caoa/Hyundai e Carta Goiás) terão suas próprias subestações de energia elétrica, aliviando o sistema e permitindo que outras empresas se instalem no distrito. A subestação da Carta Goiás, inclusive, está operando, e as demais serão ativadas em até 60 dias.
Novos tempos
Para se adaptar às grandes oportunidades advindas do início das operações da Ferrovia Norte-Sul o Porto Seco fez encomenda de 1.000 contêineres a um fabricante chinês. O superintendente Edson Tavares vislumbra muitos negócios envolvendo o transporte de mercadorias vendidas pelos atacadistas de Anápolis aos varejistas do Norte do Brasil.
Perícia médica
O médico Leonardo Montalvão, chefe da seção de saúde do trabalho, à qual está vinculada a perícia médica do INSS, disse à Manchester que o número de profissionais para inspecionar os processos de benefícios não é suficiente para a grande demanda por esse serviço. A Gerência- Executiva da Previdência Social em Anápolis, que engloba uma região, de Catalão a Porangatu, tem somente 46 peritos para dar vazão à demanda em 26 postos de atendimento.
Provado e aprovado
Desde a criação do serviço integrado denominado Rápido, em 2004, quase cinco milhões de atendimentos foram realizados pelos vários órgãos que fazem parte dessa estrutura. Relatório apresentado pelo diretor de atendimento ao cidadão, advogado Jesus Martins, trás a estatística da prestação de serviço das unidades do Rápido no Anashopping, Jaiara e Bairro Jundiaí.
Crime ambiental
Moradores da Vila Fabril ligaram à Manchester para denunciar crimes ambientais que estariam ocorrendo às margens da estrada que faz a ligação daquele setor com a região da Fazenda Barreiro. Donos de cerâmicas, segundo a senhora Marly Santana, estão retirando argila dos vales do Ribeirão Jurubatuba, sem nenhum critério técnico e com indiscutível transgressão à Legislação Ambiental. Muitos dos ceramistas que fazem a extração de matéria prima naquele local não têm licença para esse procedimento.
Comando compartilhado
Para evitar atritos desnecessários, o comando da campanha de Iris Rezende em Anápolis deverá ser compartilhado por representantes dos partidos que compõem a aliança.A sugestão é do presidente do Democratas, Carlos Cesar Toledo.
Entrave removido
O ex-secretário de Planejamento de Goiás, Giuseppe Vecci, informou à Manchester que estão sendo removidos os entraves junto a Anac que dificultam a regularização do Aeroporto de Cargas de Anápolis. Uma parte do antigo Aeroporto Civil, incluindo os espaços dos hangares e a pista, é uma concessão do Governo Federal e tem gestão da Anac. Para a regularização do terminal de cargas é necessário obter autorização da Anac, mas esse problema está com a solução encaminhada.
Combate ao crime
Recursos financeiros gerados a partir de transações penais foram doados para a Delegacia de Homicídios em Anápolis pelo promotor Wesley Branquinho. A transação é permitida para os crimes de menor potencial ofensivo. Em vez de cadeia, o indiciado pode pagar multa ou prestar serviços à comunidade. O dinheiro arrecadado é sempre utilizado em benefício da sociedade. O valor total doado pelo Ministério Público foi de R$ 20 mil, beneficiando obras de reforma no 3º CRPM, 7º DP , 1º DP e Grupo de Homicídios, além da aquisição de peças para viaturas policiais. Uma filmadora e uma máquina fotográfica foram adquiridas para o Grupo de Homicídios.