Ataque às farmácias
Quatro jovens se especializaram em assaltos a farmácias em Anápolis para roubar dinheiro, celulares e medicamentos. Em três meses o bando atacou aproximadamente 15 drogarias, segundo a PM. Um integrante da quadrilha, Lucas Cavalcante Silva, 23 anos, preso em flagrante, delatou o comparsa: Albert Ferreira Azevedo Júnior, que está foragido. O Fiat Pálio usado pelos assaltantes é do pai de Lucas, que, em depoimento, disse desconhecer as estripulias do filho.
Sócios incômodos
Não é novidade o furto de medicamentos por funcionários do Laboratório Teuto, mas, agora, o volume foi grande. Funcionárias que a polícia ainda não divulgou as identificações furtaram vários produtos e os entregaram a Amós Clemente de Abreu, 36 anos, que recebeu da quadrilha a tarefa de executar a parte de venda para posterior divisão do dinheiro. Amós foi preso com dois mil comprimidos de Viagra, milhares de inibidores de apetite e antibióticos. O rapaz dedurou à polícia os integrantes do esquema criminoso.
Furto em indústria
Na Alissul, fabricante de ração animal, funcionários foram flagrados furtando produtos finalizados para revender no comércio. Os ataques ocorriam entre 22h e 6h, quando as mercadorias eram retiradas do estoque e transportadas em veículos particulares.
Novo endereço
O diretor de operações do Detran, coronel Sebastião Vaz, confirmou à Manchester que existem várias opções de áreas para a construção da nova sede da Ciretran em Anápolis. Para evitar especulações, é mantido sigilo sobre a localização dos terrenos vistoriados pela equipe técnica do Detran. A decisão de transferir a Ciretran de endereço, entretanto, já foi tomada, e o dinheiro para financiar a mudança, está reservado.
Emprego de risco
Ninguém se habilitou, por enquanto, ao cargo de diretor do presídio de Anápolis, vago com a decisão da juíza Edna Maria Ramos da Hora que afastou Danilo Carvalho, o supervisor de segurança Jamerson de Oliveira e 16 agentes prisionais. Está em investigação se houve omissão ou negligência deles no assassinato do detento Eduardo Silveira e na tortura ao preso Hugo Rodrigues da Silva. Nas quatro vezes que entregou o cargo Danilo Carvalho recuou porque não apareceu candidato para sucedê-lo.
Há perigo na esquina
Muito antes do atropelamento e morte do garoto Júlio Sebastião Nonato Machado, de 13 anos, terça-feira à noite, o ouvinte Paulo Batista, morador do Residencial Serra Dourada, chamava a atenção para o perigo existente na esquina onde ocorreu o acidente. O local, crítico, fica na Avenida Brasil, entrada para o Residencial Serra Dourada e Setor Jamil Miguel. Por um pedido da Manchester o engenheiro Juvenil Neves informou que a CMTT estudará a sugestão do ouvinte para instalação de semáforo naquele cruzamento.
Trio afinado
A quem interessar: os promotores Adriana Marques Thiago, Silvana Antunes Nascimento e Publius Lentulus Alves da Rocha demonstram afinação. Na ação que pediu o afastamento de agentes prisionais eles assinaram em conjunto a petição, colocando o peso do Ministério Público naquele ato. Uma estratégia eficaz, que eleva ainda mais o conceito do MP.
Um pecado, quase crime!
Em meio a tantos problemas proporcionados pelo comércio e consumo de drogas foram encerradas as atividades do Projeto Viva Vida, que funcionava na Escola Agrícola por meio de convênio da Abegel com a Prefeitura de Anápolis. O projeto cuidava de menores em conflitos com as leis e usuários de drogas. Em junho, a Abegel, instituição titular do convênio, demitiu seus funcionários sem pagar-lhes a rescisão contratual. Um deles, Antônio Abreu de Sá, procurou a Manchester para denunciar a omissão.
Rigor técnico
Tomando por base a má qualidade técnica do Residencial do Servidor, no Setor Vitor Braga, o Ministério Público propôs termo de ajuste de conduta aceito pela administração municipal para que novos imóveis somente sejam liberados para uso depois de inspeção do Corpo de Bombeiros, em conformidade com o que determina lei estadual. Atualmente a prefeitura libera os imóveis observando apenas as determinações de leis municipais. O promotor Wesley Branquinho disse à Manchester que é preciso mais rigor nas inspeções para evitar acidentes, e oferecer segurança aos futuros moradores.
Agilidade
Imóveis com até 150m² de área construída terão o habite-se liberado pela prefeitura no mesmo instante do requerimento em qualquer unidade do Programa Rápido. Para os imóveis de maior dimensão o documento ficará pronto no máximo em 20 dias, segundo garantiu à Manchester o secretário Geraldo Lino (Planejamento).
Ajuda popular
O Ministério Público estimula a população a contribuir com a coleta seletiva de lixo em Anápolis, como forma de preservação do meio ambiente e também de promover socialmente as pessoas que trabalhavam no aterro sanitário. O propósito da promotora Sandra Mara Gaberlini é oferecer condições de sobrevivência aos trabalhadores que foram retirados do aterro sanitário. Em um mês, os anapolinos produzem 7.750 toneladas de resíduos sólidos, das quais grande parte poderia ser transformada em dinheiro com a reciclagem.
É de arrepiar
Ouvintes da Manchester reclamaram que, em recente sepultamento, às 20h, amigos e familiares tiveram de usar lanternas para chegar ao local do enterro no Cemitério São Miguel. As ruas internas estão escuras, criando um ambiente ainda mais sombrio. O administrador Júlio Meguerditian reconheceu o problema e informou que o projeto de iluminação do Cemitério São Miguel está pronto para ser executado, só não disse quando.
Quem quer dinheiro?
O Pronatec, programa financiado pelo Governo Federal para qualificação e formação de mão-de-obra oferece vagas em diversos cursos no Centro de Educação Profissional de Anápolis (CEPA). A novidade: além de nada pagar pelos cursos e receber todo o material didático o aluno tem direito a R$ 16 diários para pagar despesas de transporte e lanche. Informações: 3328.2478.