Manchester leva troféu
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fechou os levantamentos anualmente realizados e que servem de parâmetro para aferir as marcas de maior preferência do público de Anápolis. No quesito Rádio-AM, a Manchester mais uma vez saiu à frente da concorrência e receberá o Troféu que a CDL oferece aos destaques da pesquisa. No ano passado a Manchester obteve igual resultado, com a conquista do primeiro lugar. O diretor geral da emissora, Mário Alves, dividiu com a equipe a satisfação por mais esta conquista.
Enfim, o viaduto
Inicialmente prevista para 30 de setembro, a inauguração do viaduto do Daia será no dia nove de outubro, segundo informação dada à Manchester pela Polícia Rodoviária Federal. Inicialmente serão liberadas partes do viaduto para análise do funcionamento da obra e o comportamento dos motoristas pela engenharia de trânsito. Os acessos estão sendo concluídos, assim como as obras complementares do projeto.
Veto doméstico
Reconhecido pela capacidade técnica e de articulação, o empresário Edson Tavares sempre é mencionado entre pessoas de futuro político promissor. Questionado pela Manchester, o superintendente do Porto Seco, num estilo direto, disse que seu projeto de ingresso na atividade política sofre um veto doméstico. Edson Tavares explicou à Manchester que a perspectiva de entrar na atividade político-partidária é desaconselhada pela família, justamente por causa dos múltiplos compromissos decorrentes do cargo de superintendente do Porto Seco.
Tortura de preso
Mais um caso de tortura no presídio de Anápolis está no alvo de investigações, envolvendo episódio recente na administração de Moacir Crispim. Ele assumiu o cargo em substituição a Danilo Carvalho, exatamente em razão de denúncias de tortura ao detento Hugo Rodrigues. O advogado Leopoldo Garcia, através da Manchester, denunciou que o presidiário Álvaro Cascão foi vítima de espancamento para confessar como se deu a fuga de Wallace Chuchu. Conforme explicação do advogado, há suspeita no presídio de participação de Álvaro Cascão na preparação e fuga de Wallace Chuchu, na semana passada.
Mandato produtivo
Termina em fevereiro de 2.015 o mandato do presidente do Sindicato Rural de Anápolis José Caixeta que, reconduzido ao cargo uma vez, não pode ser reeleito. Em dois mandatos José Caixeta fez megaeventos na exposição agropecuária, restaurou a significância do sindicato, conduziu o processo de venda da área do Parque Sócrates Diniz e deu início à construção de um novo parque, às margens da BR-153. Cerca de 2.000 cursos diversos foram ministrados ao longo desse período. A propósito, mais de seis mil certificados estão à disposição dos seus titulares na sede do Sindicato Rural. ]
Dicas eleitorais
Eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico estão em situação irregular, e, portanto, impedidos de votar. Esta informação é da coordenadora da Justiça Eleitoral, Patrícia Junqueira. Para acesso ao local de votação o eleitor terá que levar um documento de identificação pessoal com foto: RG, CNH ou carteira profissional. O primeiro voto será dado para deputado estadual, depois federal, senador, governador e presidente da República, nesta ordem. No dia da eleição as pessoas não estão proibidas de dar carona aos amigos, mas haverá rigor no controle ao transporte de eleitores, vedado por lei. A propaganda boca-de-urna, um crime eleitoral, é motivo inclusive para a prisão. Carros plotados pelos candidatos não poderão ser estacionados nas imediações dos locais de votação.
Trabalho para a CMTT
A CMTT terá de assumir a responsabilidade pelos registros de acidentes de trânsito em Anápolis, liberando da tarefa a Polícia Militar que tem outras atribuições na estrutura de segurança pública. O Ministério Público interveio, a partir de queixa dos comandantes da PM, que relataram casos em que viaturas ficam horas paradas registrando acidentes de trânsito, procedimento que deveria ser feito pelos agentes da CMTT. O Ministério Público apurou que, dos 44 agentes de trânsito do órgão, 14 estão em desvio de função exercendo atividades burocráticas no Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
Reforço hospitalar
Irmã Rita Cecílio informou que a inauguração da unidade de saúde onde funcionou o Instituto Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Jundiaí, terá um atraso. O projeto de readaptação do prédio estava adiantado e preparado para receber equipamentos hospitalares. Entretanto, foram notadas falhas na estrutura do prédio, incluindo rachaduras e outras incorreções, que comprometeram o andamento das obras. Em mais ou menos dois meses, estarão complementados os serviços para que o hospital seja aberto. Onde era o Instituto Nossa Senhora do Carmo funcionará uma extensão da Santa Casa nas especialidades de Ortopedia e clínica geral.
Déficit de assistência
Estatisticamente 15% das crianças brasileiras são portadoras de déficit de atenção, que é uma síndrome com possibilidade de evoluir para outros males, segundo informou a psicóloga Elionai Gomes, no Programa Viver com Saúde. Ela defende a criação de estruturas para atendimento das crianças com TDH (sigla da doença) como forma de prevenção ao avanço delas para às drogas e criminalidade.
Notícia ruim
A montadora Caoa/Hyundai, localizada no Daia, atingida pela retração econômica nacional, viu suas vendas caírem de 10.000 para pouco mais de 1.500 unidades mensais. Essa á uma péssima notícia para a Prefeitura de Anápolis, porque, a redução nas vendas, implica em menor arrecadação tributária, e, por consequência, menos dinheiro em caixa.
Ataque das baratas
Uma queixa curiosa foi apresentada pelo senhor José Nicodemos, por telefone, ao jornalismo da Manchester. Ele retornava de Goiânia para Anápolis em um ônibus da Viação Araguarina, e, no meio do trajeto, caiu um forte temporal. Provavelmente assustadas com a água vazando no coletivo, dezenas de baratas se movimentaram no interior do ônibus, assustando que tem repulsa ao inseto. Sugestão do usuário: que os ônibus da Araguarina sejam borrifados com inseticida.
Recontagem de…postes
Ainda no capítulo das curiosidades: o secretário Geraldo Lino (Planejamento e Gestão) enviou documento à CELG pedindo uma recontagem de postes para efeito de pagamento da taxa de iluminação pública. O secretário desconfia que a conta paga pela prefeitura é amarga porque o número de pontos de iluminação é irreal.
Alô Cmtt!
A senhora Elizângela ligou a Manchester com uma preocupação: ela dirigia seu veículo a uma velocidade de 35km/h, na Avenida Ana Jacinto, entre a Estação Rodoviária e a Praça da Igreja na Vila Santa Maria de Nazareth. O equipamento registrou velocidade equivalente a 47km/h, e ela teme ser multada. A contribuinte pede que a CMTT regule o seu equipamento para evitar prejuízos aos motoristas.