A sorte está lançada
Na próxima semana, aproximadamente 4.000 famílias cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida, entram no sorteio de 512 apartamentos do Conjunto Colorado e 146 casas do Setor Polocentro. Para maior transparência a seleção dos contemplados será em local público, provavelmente no Ginásio Newton de Faria, com a fiscalização dos candidatos, imprensa e Ministério Público.
Caça-mosquito
Vizinhos do lote 44, da quadra 47, na Avenida Pedro Ludovico, estão roucos de tanto ouvir promessas de que uma equipe da Vigilância em Saúde será enviada ao citado endereço. A coletânea de lixo no local é uma ameaça de dengue e chikungunya à vizinhança.
Táxi, por favor!
Mais quarenta pontos de táxi serão licitados, brevemente, em Anápolis, para melhor atendimento da população. Motoristas procuraram a Manchester para reclamar que, em certos momentos, não há carro suficiente na praça para atender as chamadas que chegam às centrais. Desde 1984, segundo Alex Araújo Martins (CMTT), esta é a primeira licitação para outorga de concessões.
Serviço completo
Outra da CMTT: para conforto dos usuários dos serviços os pontos de táxi em Anápolis recebem coberturas e bancos novos.
Cobertor curto
A escassez de médicos obriga o coordenador das UTI‘s da Santa Casa a remanejar profissionais da UTI Pediátrica para a Neonatal, onde os casos são mais complexos e de maior risco aos pacientes. A informação foi repassada à Manchester pelo médico Pedro Chaveiro.
Justiça fiscal
Áreas de preservação ambiental no perímetro urbano de Anápolis ficarão isentas do pagamento de IPTU, em caso de aprovação da emenda ao Código Tributário proposta pelo vereador Jackson Charles. Ele acha injusto que o proprietário pague imposto da parte do terreno que não pode ser usada para fins construtivos. Faz sentido.
Licenças encravadas
Empresários procuraram a Manchester para denunciar que projetos imobiliários de vulto estão travados em Anápolis por conta do atraso na liberação da Licença de Uso de Solo. A documentação estaria paralisada nos escaninhos da burocracia, impedindo o avanço de projetos importantes para Anápolis. A falha chegou ao o conhecimento do prefeito João Gomes através da reportagem da Manchester.
Negligência no meio-ambiente
Muitos donos de escritórios de engenharia ligaram à emissora para denunciar descaso na Secretaria do Meio-Ambiente na expedição de licenças ambientais. Eles disseram que a única funcionária autorizada a receber documentos que devem ser anexados ao processo somente trabalha a partir das 14 horas, paralisando os trâmites que são indispensáveis aos empreendimentos da cidade.
Alô Saneago!
A dona-de-casa Fabrícia Dantas lançou uma pergunta típica de vestibular ao jornalismo da Manchester. Ela quis saber o motivo da falta de água no Bairro São Carlos, por duas semanas seguidas, em meio à chuvarada dos últimos dias. Ela mora na Rua Dr. Kalil. O motivo? Não sabemos.
Impunidade espantosa
Dois jovens de 20 anos, a bordo de um Gol, furtado, foram seguidos a partir de Campo Limpo por uma guarnição da Polícia Militar. Na Praça Lemos (Jardim Petrópolis), em Anápolis, percebendo que era monitorado, o motorista atirou o carro sobre a viatura, e machucou gravemente o sargento Ademir dos Santos. Para espanto de quem teve conhecimento da ocorrência um dos acusados sequer foi levado ao presídio. Seu comparsa, Wallace da Silva Reis, 20 anos, foi preso.
Disque-denúncia
A senhora Geni Cândida adquiriu um apartamento no Conjunto Residencial do Trabalhador, que apresenta vários defeitos técnicos em menos de dois anos de uso. A Manchester indagou da Caixa Econômica sobre quais providências devem ser tomadas. A emissora foi informada que a empreiteiras são obrigadas a fazer a correção, e, caso não façam os reparos, elas correm o risco de ficar impedidas de fazer novos contratos com a CEF. O telefone para denúncias é 0800.721.6268.
Estudantes monitorados
Um trabalho diferenciado está em execução pelo Juizado da Infância e Juventude, com a coordenação do advogado Odair Borges. Estudantes das escolas pública ou particulares com mau-desempenho são chamados para uma reunião no juizado, com a participação dos pais. A vida escolar do menino ou menina é analisada em conjunto pelos presentes, e é feita uma programação para evitar a reprovação. O responsável e o aluno assinam documento perante o representante do Juizado de Menores, para a correção de rumos. Em caso de descumprimento, os pais podem ser punidos.
Expulsão de celulares
Na cruzada pela moralização nas escolas, neste ano letivo o Juizado de Menores recebeu aproximadamente 100 celulares apreendidos com estudantes em sala, incomodando o andamento normal das aulas. O juizado observa ainda a exigência quanto ao uso de uniforme, o veto a roupas inadequadas para as meninas e bonés aos meninos.
Comando jovem
Integrantes da cúpula do Pros se reuniram com o prefeito João Gomes para comunicar que a agremiação tem novo comando em Anápolis. A presidência foi assumida por Franck Boniek, que liderou o encontro no gabinete do prefeito. Dois novos integrantes do Pros, Nivaldo, egresso do PC do B; e o Ricardo, ex-Divisão de Posturas, foram apresentados como pré-candidatos à Câmara Municipal. Como é praxe em encontro desse gênero, os novos políticos se ofereceram para “auxiliar” na administração da cidade.