Wesley, o retorno
Preso duas vezes em 2.012, nas operações Saint Michel (abril) e La Plata (setembro), o ex-vereador Wesley Silva ficou na época com a carreira política comprometida. A última detenção coincidiu com o período de campanha eleitoral, fato que o eliminou da disputa. Disposto e retornar ao cenário político, Wesley avalia algumas possibilidades, inclusive a de trocar o PMDB pelo PSDB.
Eleição com escolta
Fatos estranhos ocorrem no meio sindical de Anápolis, criando uma nuvem sombria sobre o setor. O coronel Paulo Inácio, subcomandante do 3º. CRPM saiu às 3h da madrugada de casa, quarta-feira, para colocar seus homens nas ruas e proteger a eleição que ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Anápolis.
É que…
Homens do serviço de Inteligência da PM detectaram movimentos de pessoas dispostas a criar obstáculos à realização da reeleição da presidente Marli Alves Chaveiro. Uma medida judicial deu cobertura ao trabalho da PM, que neutralizou ações que visavam parar o transporte coletivo (público e o privado), por pessoas que não queriam permitir a eleição. Tudo, enfim, terminou bem.
Comida envenenada
Um galpão para recolhimento de vasilhames de agrotóxicos, vazios, localizado perto do Cemitério Memorial Parque recebe, em média, oito toneladas de embalagens/mês. A informação do engenheiro agrônomo Álvaro Gonçalo é um indicativo confiável do volume de veneno despejado nas hortaliças produzidas na região, e consumidas em nossas casas.
Xô, oportunistas!
É verdade que a constituição assegura que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado. Em Anápolis, entretanto, ocorrem abusos. Pessoas de excelente padrão financeiro entram na fila para receber insulina, gratuitamente. Como não há dinheiro para socorrer a todos a secretaria de saúde faz um recadastramento para expurgar os oportunistas.
Sem motivo para queixa
Em tempos de inflação ainda comportada o prefeito João Gomes reajustou os salários dos funcionários municipais e professores em 9% e 13%, respectivamente. O prefeito discutiu os reajustes com as lideranças dos servidores beneficiados, democraticamente.
Justiça célere
Anápolis foi escolhida para execução da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) em razão do número de processos que se encaixam na meta do Conselho Nacional de Justiça. A Semana Nacional do Júri, prevista para os dias 13 a 17 abril, objetiva atuar fortemente para a redução de processos referentes a crimes contra a vida.
A propósito
Desde segunda-feira funciona o 3º. Centro Judiciário de Solução de Conflitos (na Unievangélica). Na solenidade de inauguração um dado estarrecedor foi divulgado: o Judiciário tem 150.000 processos na fila para julgamento em Anápolis.
Divisão de poder
O dispositivo da emenda impositiva, pelo qual o Poder Executivo obrigatoriamente tem de executar obras indicadas por parlamentares, é o objetivo de projeto em discussão em Anápolis. O vereador Hamilton Filho quer reservar 1,2% das receitas líquidas do município ao financiamento de obras determinadas pelos vereadores. Isso equivale a uma cota anual de R$ 260 mil reais para cada membro do Legislativo Municipal.
Menos violência
As estatísticas indicam queda no número de homicídios em Anápolis, como resultado de uma nova abordagem pelas polícias civil e militar. Em 2.013, ano de assustadora violência na cidade, foram executadas 47 pessoas nos três primeiros meses. No ano seguinte, 2.014, houve declínio para 37 execuções nos primeiros 90 dias. Agora, em 2015, foram 31 execuções entre janeiro e março, significando queda de um terço dos homicídios na comparação com 2.013.
Combate à poluição
Está no planejamento da Polícia Militar a realização de ação para recolher as motocicletas que circulam em Anápolis com o escapamento aberto, gerando barulho. O coronel Paulo Inácio, atendendo solicitação de ouvintes da Manchester, colocou a poluição sonora no foco da PM, e prometeu acabar com a farra.
Novo comando
Filiados da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) participaram da eleição para renovação da diretoria. Apenas uma chapa foi registrada, liderada pelo engenheiro Anastácios Apóstolos, da empresa Etenco. O maior desafio da próxima diretoria será a construção da sede própria em terreno de cinco mil quadrados doado pelo Governo de Goiás, na Avenida Brasil-Sul. A legalização está tramitando na Assembleia Legislativa, para escrituração da área.
Discriminação insistente
Nem os sopros modernizantes e os discursos politicamente corretos foram suficientes para eliminar o preconceito contra portadores da Síndrome de Down. A queixa é da senhora Juliana Francis, coordenadora da Casa Joana, que realiza belo movimento pela integração social dos doentes. Olhares enviesados, atitudes defensivas, dentre outros gestos, indicam longa caminhada até a remoção dos últimos resquícios de preconceito aos portadores da síndrome.
Minha casa…
Foram revisadas as datas para inauguração de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, em Anápolis. As 512 unidades do Residencial Colorado, que seriam entregues em abril, foram jogadas para julho. Outras 146 moradias do Polocentro, com previsão de distribuição de chaves aos donos em março, estão com nova data, em maio. Saltou de julho para setembro a entrega das 640 unidades do Residencial São Cristóvão, conforme informação do secretário Francisco Rosa (Desenvolvimento Social).