Denúncias sem fim
Denúncias de irregularidades na administração do ex-prefeito Pedro Sahium foram condensadas em uma única ação civil pública, que o promotor Marcelo Celestino Santana finaliza para apresentar ao Judiciário. Existem suspeitas na assinatura de contratos e na prestação de contas. Pedro Sahium já prestou depoimento ao Ministério Público, e usufrui o direito de ampla defesa.
Perda de prazos
A ação está sendo fechada agora porque, em 31 de dezembro, expiram os prazos para a apresentação de denúncias do MP, à Justiça, contra o ex-prefeito Pedro Sahium.
Investimento de risco
A construção e manutenção de um hospital se constituem nas piores alternativas de investimentos para quem tem dinheiro disponível. A análise é do médico Arnaldo Teixeira Júnior, nos debates da Manchester que precedem o Seminário Hospitalar, dia 12, na Associação Médica. Custos elevados de insumos e equipamentos, exigências da Vigilância Sanitária e judicialização da saúde são alguns fatores desestimulantes.
Rondas de Quarteirão
Um novo projeto de segurança pública será lançado em Anápolis segunda-feira, 15 horas, pela Policia Militar. O coronel Paulo Inácio, provisoriamente no comando da corporação (o coronel Juverson está de férias) deu a notícia na Manchester. São 14 motocicletas, novas, enviadas pelo comando geral. Os PM‘s circularão o tempo todo, especialmente nas regiões de maior insegurança.
Recorde de litigância
O juiz Marcus da Costa Ferreira (do quadro Consumo Consciente, na Manchester, às segundas-feiras) calcula que o número de ações em tramitação nas diversas instâncias do Judiciário é superior a 100 milhões. Estão incluídas nas contas as ações protocoladas nas três instâncias, mais a Justiça Militar e Justiça do Trabalho.
Estado caloteiro
A maior fonte de todas as ações é o Estado, presente em pelo menos 80% delas, como autor ou denunciado. Na hipótese de uma ação do cidadão contra um órgão público, segundo o juiz Marcus da Costa Ferreira, ela nunca termina. Mesmo reconhecido o direito do reclamante, a eventual indenização é convertida em precatório e entra numa fila. Como o precatório não é pago, “porque o Estado é caloteiro”, a ação é eternizada nos registros virtuais.
Empresários atendidos
O projeto do anel viário do Daia está sendo executado de acordo com o cronograma, segundo informou à Manchester o presidente da Goiasindustrial, Ridoval Chiareloto. As duas pistas estão sendo construídas a partir da Caoa/Hyundai, no Daia, e se estenderão até o trevo da TCA, com alternativa de acesso à BR-060 pelo DNIT. A obra, que é uma reivindicação dos empresários do distrito, será concluída e entregue até junho de 2014.
Danos ao patrimônio
Dois prédios situados na Rua Professora Zenaide Roriz, nas imediações da Matriz de São Francisco, no Bairro Jundiaí estão danificando o asfalto naquele local. A água que brota dos buracos em que foram fincadas as estruturas dos edifícios é drenada e despejada em grande quantidade no asfalto. O dano ao patrimônio público está muito bem caracterizado. Falta uma ação mais rígida contra os dois condomínios.
Expulsão pelo latido
Em breve a administração municipal será apresentada a mais um problema: o incômodo aos moradores do Residencial dos Servidores proporcionado pelos latidos dos cães aprisionados no Centro de Zoonoses. E, até parece coisa orquestrada: os animais ladram mais forte à noite e nos finais de semanas, irritando os vizinhos. A propósito: eles já iniciaram um movimento para transferir dali o Centro de Zoonoses.
Traficante solitário
A caminho de Fortaleza, Júnio Costa e Silva foi flagrado dentro e um ônibus que passava por Anápolis. Ele transportava uma bolsa com 50 quilos de pasta-base de cocaína. Foi preso pela Polícia Federal.
Transporte irregular
O coronel Edival Soares, comentarista da Manchester (ele é especialista em legislação de trânsito) afirmou que, em nenhuma situação, é permitido o uso de veículos de passeio para o transporte de cargas. Seu comentário foi a propósito da morte de Antônio Heleno Inácio, de 49 anos, que colidiu sua moto contra uma estrutura metálica de 11 metros, transportada por um Del Rey, no Bairro Paraíso. Motos e carros carregando mercadorias em Anápolis são comuns, sem fiscalização.
Vitória parcial
O delegado Álvaro Cássio apresenta estatísticas para provar que houve declínio nos crimes contra o patrimônio em Anápolis. Especialmente nos ataques de bandidos na zona rural a queda foi de quase 5% em comparação a 2012. No quesito assassinatos Anápolis ultrapassa a 170 mortes, e quebra seu próprio e triste recorde.
Exemplo de eficiência
A integração entre órgãos de segurança é apresentada pelo coronel Sidney Pontes (GGIM) como responsável pelo sucesso da Patrulha do Silêncio. Instituída a partir de uma ação conjunta do Ministério Público, Judiciário, Posturas, Polícia Civil e Polícia Militar a Patrulha do Silêncio é um exemplo de eficácia no combate à poluição sonora, principalmente com som automotivo.
Ação em rede
Quarta-feira, durante debate sobre segurança que a Manchester promoveu, os presentes defenderam a criação em Anápolis de uma rede de defesa social, com o envolvimento de vários parceiros. À semelhança da patrulha.
Obra pronta
Está praticamente concluída a nova ala com 12 celas no presídio de Anápolis, dimensionada para receber mais 86 presos. O diretor Danilo Carvalho informou que a estrutura física está pronta, restando apenas a ativação do sistema de energia elétrica e a seleção de 12 funcionários para que seja autorizada a ocupação das celas.