Valorização da cultura
Foi inaugurado, quarta-feira à noite, o Centro Cultural Washington Ribeiro Gomes, denominação que confere homenagem póstuma ao artista que deu vida ao palhaço Seu Menino. A estrutura é composta de espaço para teatro, palco para apresentações diversas e ensaio de grupos artísticos de diferentes matizes. O número de artistas presentes à inauguração demonstrou o quanto a obra foi bem acolhida no meio cultural.
Falsos atestados
Um derrame de atestados médicos foi observado por empresários do Daia, que pediram ajuda à polícia. A delegacia do 6º. DP foi alertada, o delegado Manoel Vanderic Filho colocou agentes para investigar e eles chegaram ao jovem casal Wagner Pereira dos Santos e Fabiana Rosa de Melo. Ele é ex-funcionário do Hospital de Urgências de onde retirou os formulários para falsificar os atestados. Cada documento era vendido a 30 reais por dia sem trabalhar. Não houve qualquer participação dos médicos, que, neste caso, segundo o delegado Manoel Vanderic, são vítimas dos falsários.
Efeito eleitoral
Ficou para 2015 a substituição das redes de esgoto do centro que, muito velhas, se rompem com frequência. A Saneago tem projetos prontos para trocar a tubulação, mas, atenta a interesses políticos, concluiu que seria temerário fazer a troca da rede em ano eleitoral, devido ao transtorno que um serviço dessa natureza provoca no trânsito, afetando profundamente o comércio. Para evitar perdas eleitorais, está decidido que o serviço ficará para o ano que vem.
Prestígio por empréstimo
1O deputado federal Sandro Mabel, de reconhecido prestígio no DNIT (ele destravou o projeto do viaduto do Daia) assumiu compromisso de solicitar providências para atender aos moradores de bairro situados às margens da BR-414. A excessiva velocidade representa risco, principalmente para as crianças que cruzam as pistas em direção às escolas.
Solução a caminho
2Duas soluções estão em análise: a duplicação da pista até à entrada do Bairro da Promissão, e construção de vias laterais de acesso aos bairros próximos. Outro plano, de execução mais rápida, é a construção de redutores de velocidade nos pontos críticos identificados pela engenharia de trânsito.
Trava jurídica
Cinco famílias que ocupam áreas invadidas no Anápolis City impedem o início das obras de reurbanização daquele espaço. O secretário Clodoveu Reis explicou que, desde a transferência de centenas de pessoas para a Vila Feliz ficou essa pendência jurídica com as cinco famílias que ainda resistem em deixar a área de posse. Enquanto não sair uma decisão judicial a prefeitura fica impossibilitada de começar a reurbanização prometida. Uma parte foi feita, com a canalização de parte do córrego água fria.
Luto
O líder comunitário José Antônio Peixoto, 58 anos, foi encontrado morto em sua casa, quarta-feira, no Bairro Arcoverde. Peixoto, ex-gerente da Saneago e assessor da Câmara Municipal de Anápolis, estava sozinho e se matou por enforcamento. Amigos e familiares não sabem explicar qual a motivação dele ao suicídio.
Cultura da fila
A diretora da Cais Mulher, Érica Reis, diante das reclamações de ouvintes que não conseguem marcar consultas, informou que o atendimento na unidade é feito através do agendamento eletrônico. Em qualquer posto de saúde nos bairros é possível solicitar o agendamento de consultas. O número de vagas é determinado eletronicamente, por um sistema virtual, que faz a distribuição de vagas de acordo com o número de médicos disponível na rede. Fila não significa, neste caso, agilidade no atendimento.
Com o carro andando
O risco de prejuízo é a motivação de permissionários do Mercado Municipal Carlos de Pina para reivindicar que a reforma, sem data para início, seja feita sem interrupção de atividades. Uma comissão foi formada para negociar solução com o prefeito Antônio Gomide. Eles temem, ainda, que o projeto proposto, de característica modernizadora, transforme o mercado em um shopping.
Em tempo
Uma lei de 1984, época em que o médico Max Lânio Gonzaga Jaime presidia a Câmara Municipal, tombou o Mercado Municipal Carlos de Pina como patrimônio histórico. Qualquer alteração em seu modelo arquitetônico esbarra na lei.
Missão cumprida
A entrega de 1.380 óculos, quarta-feira passada, foi o desfecho do projeto Governo Perto de Você, realizado no ano passado em Anápolis. Quem não compareceu à solenidade no Senac, pode retirar seus óculos no vapt-vupt, do Anashopping.
O melhor do Centro-Oeste
Com 170 empresas em funcionamento e gerando mais de 12 mil empregos diretos o Distrito Agroindustrial de Anápolis é, hoje, o mais bem estruturado parque industrial de Goiás e um dos melhores do Brasil. A sua estrutura com Estação de Esgoto e de Água, avenidas amplas e acesso fácil às principais rodovias brasileiras é um atrativo para novos empreendimentos. Além disso, a Goiasindustrial, empresa de capital misto gestora dos distritos industriais goianos, presidida por Ridoval Chiareloto, tem uma política de assistência aos empresários que é um diferencial importante.
Apelo ao Procon
O juiz Marcos da Costa Ferreira, na Manchester, recomendou às donas de casas do Copacabana a irem ao Procon formular queixa contra a empreiteira que construiu os seus imóveis. As mulheres reclamam que as casas foram entregues sem o piso, e muitas colocaram o acabamento com recursos próprios, outras querem escolher a qualidade do material e muitas acham que têm direito ao reembolso pelo gasto com esse melhoramento. Em todos os casos, segundo o juiz Marcos da Costa Ferreira, a ajuda do Procon é recomendável. As senhoras que reclamaram, têm razão e contam com a cobertura do Código de Defesa do Consumidor.